Marquem essa para nos cobrar depois, leitores do Canaltech: Daenerys Targaryen, a Mãe dos Dragões, deve ser a sobrevivente da última temporada da aclamada série Game of Thrones, ao passo que Ser Bronn de Blackwater é a mais provável das mortes que darão fim à produção da HBO.
Quem disse isso não fomos nós, claro, mas sim um algoritmo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), que compila informações e dados das temporadas anteriores e usa machine learning para calcular a probabilidade de morte dos personagens da série, segundo seus criadores, com 64% de precisão.
Segundo os desenvolvedores, o algoritmo cruzou informações de outras temporadas da série com alguns conceitos de medicina básica, chegando a conclusões que, surpreendentemente, fazem bastante sentido no contexto da série. Por exemplo: a probabilidade de morte é maior em caso de personagens homens.
Outro dado interessante é que, dependendo da casa à qual pertence um personagem, suas chances de morrer aumentam ou diminuem, como é o caso comparativo entre, digamos, os Baratheon (mais prováveis de morrerem) versus os Lannister (maiores chances de sobreviver).
Com base em todas essas informações, a conclusão a que se chegou é: Daenerys Targaryen é a que tem menos chances de morrer (0,9%), seguida por Tyrion Lannister (2.5%), Varys (3.2%) e Samwell Tarly (3.3%). Na outra ponta do ranking, as mortes certas, segundo o algoritmo, pertencem a Ser Bronn de Blackwater (93,5%), seguido por Gregor Clegane (80.3%), Sansa Stark (73.3%) e Bran Stark (57.8%).
Os pesquisadores criaram uma página com a lista completa, que também inclui nomes como Sandor Clegane e Jaime Lannister, mas não vamos contar onde eles estão pois já falamos demais.
A mesma equipe criou um modelo de algoritmo similar em 2016, que anteviu mortes para Daenerys, Tommen e Stannis Baratheon, Davos Seaworth e Petyr Baelis. Apesar de terem errado no tocante à Mãe dos Dragões e Davos – que seguem vivos na oitava temporada –, os pesquisadores acertaram nos outros: Tommen pulou de uma janela na sexta temporada, Stannis morreu nas mãos de Brienne de Tarth na quinta temporada e Petyr “Littlefinger” Baelis foi condenado por Sansa Stark e executado na sétima temporada.
Os pesquisadores disseram, porém, que a capacidade de previsão do algoritmo acabou bagunçada quando a trama na TV foi além dos livros de George R. R. Martin: a série da HBO está em sua última temporada, ultrapassando o enredo da obra literária. Em outras palavras: o que está acontecendo na tela agora é criação da própria HBO e pode não refletir os livros do autor.
“Então a Daenerys tem, agora, uma previsão de 0,9% de morrer, sendo que há três anos, dissemos que ela teria 95% de chance de morte”, disse o chefe dos pesquisadores, Christian Dallago, à Wired. “Mas desde aquela temporada, George R.R. Martin perdeu seu controle e outros roteiristas estão escrevendo a história. Está um pouco diferente da intenção original e isso parece ter trazido um efeito nos dados”.
A oitava e última temporada de Game of Thrones estreou neste domingo, 14 de abril, pelo canal a cabo HBO.