Ícone do site Jornal O Sul

Alunos de ensino médio aprendem a prática de ciências na Fepagro

fepagro ensino médio

Os produtos antissépticos funcionam? Existem microrganismos na água? As bactérias se multiplicam em qualquer temperatura? Os antibióticos matam as bactérias? Para ajudar alunos de ensino médio a responder a essas e outras questões, mestrandos do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal (PPGSA) da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realizaram o curso “Ciências para Escolas – Aprendendo Ciências na Prática”, de 21 a 25 de setembro, no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul. O encerramento ocorreu na sexta-feira (25/9), com música, emoção, alegria, descontração e a entrega dos certificados de participação dos 13 estudantes de escolas públicas. O diretor-presidente e o diretor técnico da Fepagro, Adoralvo Schio e Carlos Oliveira, além da coordenadora pedagógica da 12ª Coordenadoria de Educação, Ana Margaret Kalata, prestigiaram o evento.

Daielly Bitencourt, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Roseli Correia da Silva, de Eldorado do Sul, gostou de estudar sobre os microrganismos como fungos, bactérias e vírus. “Aprendemos sobre os sintomas da raiva e como testar as bactérias para ver se elas se reproduzem no ar. Depois desse curso quero fazer algo que tenha a ver com ciência, para trabalhar dentro de um laboratório”, contou com entusiasmo.

O coordenador do PPGSA e pesquisador do IPVDF, José Reck, disse que o curso é uma ferramenta de integração com a sociedade e o ensino básico, uma aproximação com a comunidade. Ele fez uma apresentação sobre o Instituto e destacou que um dos seus objetivos é a difusão de conhecimento e formação de recursos humanos. “Queremos trazer o estudante de ensino médio para o método científico, para além das aulas expositivas, despertando assim a curiosidade e o espírito crítico de cada um. Podemos, assim, retornar para a sociedade um pouco do que é pesquisado aqui na Fepagro”, esclareceu.

Segundo Reck, o curso foi custeado com recursos de projetos de pesquisa do IPVDF e é uma parceria com a Prefeitura de Eldorado do Sul, que ofereceu o transporte escolar. Conforme o diretor do Instituto, Rogério Rodrigues, o curso é aberto a todas as escolas públicas municipais e estaduais. “E a nossa ideia é ampliar a frequência”, prometeu. A previsão é de que haja duas edições a cada ano.

O diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira, contou que é “filho” de escola pública e que sonhava aonde iria chegar. “Acreditei no sonho e fui atrás. E vocês viram essa oportunidade e a agarraram. É assim que as coisas se tornam possíveis”. Ele agradeceu à equipe do mestrado do IPVDF: “às vezes, é só fornecer o mínimo possível e as grandes realizações acontecem”.

O diretor-presidente da Fundação, Adoralvo Schio, falou sobre a importância da integração entre a instituição e a comunidade. “Essa união é fundamental. Houve uma ideia, e todos saíram realizados”.

 

Sair da versão mobile