Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2022
O serviço de streaming Amazon Prime Video avisou nesta sexta-feira (20), por e-mail, os clientes do País sobre o aumento de preço, que irá de R$ 9,90 para R$ 14,90 ao mês.
O aumento começou a valer a partir desta sexta-feira e já havia sido anunciado no início de maio. No plano anual, o preço da assinatura vai de R$ 89 para R$ 119.
O Prime Video está entre os serviços de streaming com menores preços no País, atrás do Apple TV+, que tem mensalidade de R$ 9,90.
A Netflix tem planos a partir de R$ 25,90, enquanto a rival Disney+ vende planos de R$ 27,90. Já a Globoplay tem streaming de vídeos, séries e novelas com preços a partir de R$ 22,90.
No último trimestre, a Netflix reportou sua primeira perda de assinantes dos últimos 11 anos, em parte, devido à perda de clientes na Rússia, em razão da guerra contra a Ucrânia.
Preços
– Amazon Prime Video: R$ 14,90;
– Apple TV+: R$ 9,90;
– Disney+: R$ 27,90;
– GloboPlay: R$ 22,90;
– Netflix: R$ 25,90.
Custos operacionais
A Amazon argumenta que o programa tem o mesmo preço desde que foi lançado em 2019 mesmo com todos os investimentos no Brasil, e que o anúncio vem com a “expansão dos benefícios e aumento de custos operacionais gerais”.
A companhia diz ainda que continua a investir no Amazon Prime e que, nos últimos anos, adicionou milhões de produtos disponíveis ao programa com frete grátis, além de ofertas e descontos. “O frete grátis em dois dias foi expandido de 90 para mais de mil cidades e, em 2021, lançamos a entrega Prime grátis em um dia, agora disponível em mais de 100 cidades”, afirma a companhia, em nota. A empresa lembra também que, em setembro, será lançada a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, aguardada pelo público da trilogia do cinema.
O aumento foi anunciado depois que a Amazon perdeu US$ 210 bilhões em valor de mercado após o pior dia da empresa no mercado financeiro desde 2006. A queda de 14,05% da companhia ocorreu após a fraca estimativa de crescimento para o próximo trimestre.
No último trimestre, a Amazon registrou prejuízo de US$3,8 bilhões – no mesmo período do ano passado, o lucro foi de US$ 8 bilhões. A perspectiva para a divisão de varejo da gigante é negativa por várias razões. Uma delas é a reabertura de lojas físicas, o que devolveu à gigante concorrentes que antes estavam adormecidos pela pandemia. A companhia também enfrenta alta nos custos. Um desses elementos é a inflação no preço dos combustíveis, o que influenciou em toda a cadeia de entregas e serviços. Pressões inflacionárias também devem reduzir o consumo em diferentes países.
“Hoje, como não estamos mais buscando capacidade física ou de pessoal, nossas equipes estão totalmente focadas em melhorar a produtividade e a eficiência de custos em toda a nossa rede de atendimento. Isso pode levar algum tempo, principalmente porque trabalhamos com pressões inflacionárias e da cadeia de suprimentos em andamento, mas vemos um progresso encorajador em várias dimensões da experiência do cliente”, explicou Andy Jassy, presidente da Amazon, no relatório enviado a investidores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.