Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de junho de 2016
O autor Amílcar D’Avila de Mello realizou na tarde hoje, na Capital, o lançamento oficial do seu segundo livro, que convida a repensar os Primórdios da História Jurídica do Brasil, a partir de uma coletânea de documentos castelhanos do século XVI. O encontro ocorreu às 17h30, no Espaço Cultural Castro Osório e Pedrassani Advogados Associados, na Capital.
Os documentos apresentados na obra são os mais antigos do País, antecedendo o ano de 1534, ano em que dom João III institui as capitanias hereditárias, regime que deu início à colonização lusitana do vasto, selvagem e exótico território povoado por indígenas. São mais de 600 páginas que resgatam importantes histórias do País.
Foram seis anos de produção da obra, “um resultado de um recorte de aspectos específicos de uma obra maior”, Amílcar fala de seu primeiro livro, lançado em 2005, que leva o título de Expedições e Crônicas das Origens – Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos, este com 1500 páginas. Com muitas imagens e principalmente cultura, a obra é o resultado de pesquisas realizadas no Arquivo Geral das Índias, de Sevilha, e no Arquivo Nacional de Assunção, Paraguai. “O objetivo principal do livro é fazer os leitores vislumbrarem outras linhas de força que ajudaram a moldar a sociedade brasileira”, afirma o autor.
Sobre o autor
Almícar D’Avila de Mello nasceu na singular fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera (Uruguai), em 22 de julho de 1957. Nessas simpáticas cidades gêmeas do Pampa, foi discípulo do erudito uruguaio Osmar Santos, com quem iniciou seus estudos em Arqueologia e Belas Artes. Em Porto Alegre, formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após incursionar em áreas diversas como ensino de línguas, aviação, e comércio internacional, Amílcar mudou-se para a Ilha de Santa Catarina, onde atualmente reside. Obteve especialização em Etnolinguística na Universidade Federal de Santa Catarina.
Paralelamente às suas pesquisas históricas, exerce a profissão de tradutor e intérprete das conferências nos idiomas inglês e espanhol. De sua autoria, também, é a obra monumental Expedições e Crônicas das Origens – Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos (Florianópolis: Expressão, 2005, 3 vol., 1500p.), além de capítulos em livros e artigos publicados em revistas e periódicos nacionais e estrangeiros.