Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de agosto de 2024
Ana Maria Braga vai ficar alguns dias afastada do “Mais você”. O que aconteceu? A apresentadora foi diagnosticada com Covid-19 e está se recuperando bem. O teste foi feito na manhã dessa terça-feira (27). Ela usou as redes sociais para tranquilizar os seguidores.
“Oi, gente. Hoje de manhã, logo que acordei, decidi repetir o teste de Covid que fiz ontem, pois estava com sintomas de gripe. Infelizmente, o resultado foi positivo desta vez. Vou precisar de alguns dias para descansar e me recuperar”, disse Ana Maria.
A artista aproveitou para frisar que está com todas as vacinas em dia e reforçou a importância deste cuidado. “Felizmente, estou com todas as vacinas em dia. Cuidem-se por aí e logo estarei de volta”, disse a apresentadora no Instagram, complementando na legenda: “Mantenha suas vacinas em dia! Já, já estou de volta”.
Primeiros sintomas
Na última segunda-feira (26), Ana Maria Braga usou as redes sociais para brincar sobre a mudança brusca de temperatura, e como isso afetou o corpo dela. “Sentiram a mudança brusca de temperatura por aí também? Olha, minha senhora e meu senhor, esse tempo maluco me derrubou de verdade. Quase que não fui trabalhar. Peço desculpas pela tosse e a rouquidão no programa ao vivo”, escreveu no X, o antigo Twitter.
InfoGripe
O último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quinta-feira (22), mostrou um aumento de casos de Covid-19 no País nas últimas semanas, principalmente entre os idosos a partir de 65 anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, continua em circulação em todos os países do mundo e tem aumentado consideravelmente sua transmissão global. Isso aumenta as chances de infecção e de reinfecção por quem já teve a doença anteriormente.
Apesar de o fim da pandemia por Covid-19 ter sido decretado em maio de 2023, pela OMS, é fundamental manter-se em isolamento social ao contrair o vírus. “O isolamento segue sendo importante porque, sem ele, a disseminação da doença pode ocorrer, assim como o surgimento de novas variantes”, afirma Moacyr Silva, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Além disso, de acordo com Eduardo Medeiros, professor associado de Infectologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e diretor científico da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), com a queda da imunidade e as novas infecções de Covid-19, o organismo passa a ter um risco adicional de sofrer complicações. “Isso se justifica porque a Covid-19 é diferente de um quadro respiratório agudo como outras gripes e resfriados”, alerta.
Isolamento social
Atualmente, com as vacinas atualizadas disponíveis para combater a Covid-19, o tempo de isolamento ao ser testado positivo para Covid-19 diminuiu: segundo o Ministério da Saúde, o tempo mínimo de isolamento é de cinco dias. No 5º dia de isolamento, é necessário realizar um novo teste.
Caso o resultado seja negativo, o paciente é liberado do isolamento e pode voltar às suas atividades habituais. Se o resultado for positivo, ele deve manter o isolamento por mais dois dias, completando sete dias. Após o 7º dia, se o paciente não tiver sintomas ou febre, ele pode deixar o isolamento sem a necessidade de um novo teste.
O período de isolamento é contado a partir do primeiro dia de sintomas. O Ministério da Saúde considera “dia 1” após 24 horas de sintomas. O tempo máximo de isolamento pode chegar a 10 dias, caso o paciente continue com sintomas respiratórios ou febre no 7º dia após o início dos sintomas. As informações são do Extra e da CNN.