Nessa segunda-feira (25), a modelo Ana Paula Minerato foi desligada da escola de samba da torcida organizada Gaviões da Fiel, após um áudio vazado nas redes sociais onde supostamente a musa conversava com seu namorado e fazia ataques racistas contra a cantora Ananda, da banda Melanina Carioca.
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, diz no áudio.
Após a viralização do conteúdo, neste domingo (24), a cantora rebateu as falar racistas que recebeu. “Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?”, questiona ela no Instagram.
Segundo a assessoria de imprensa do Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato estava escalada para ser um dos destaques da escola em 2025, ao lado de Sabrina Sato.
Confira nota oficial da Gaviões da Fiel:
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”