Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de dezembro de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O novo ministro da Articulação Política, Carlos Marun, já trabalha a seu estilo e sem rodeios: deve haver reciprocidade nos pedidos ao Governo. E assim o governador do Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), voltou com pires nas mãos para Aracaju. Barreto quer empréstimo da Caixa para o Estado, em crise nos cofres. Marun diz que o Palácio só avaliza após a votação da reforma da Previdência. O ministro perguntou na lata quantos votos mais Barreto pode conquistar na bancada do Estado pró-reforma. O governador prometeu mais dois, e Marun diz que espera quatro.
Trator
“Nós vamos aprovar essa reforma”, crava Marun para a Coluna. Pretende em fevereiro.
Tributária
Na fila, após a reforma da Previdência, Marun aponta a reforma tributária na pauta. Diz que o projeto do deputado Hauly está sendo estudado e deve avançar.
Folga rápida
Marun avisar que só vai parar cinco dias, neste intervalo do Natal com Réveillon, e a partir do dia 2 bate ponto direto no Palácio.
Lula perde
O ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato na Corte, jogou um balde de água fria em Lula da Silva. Negou o pedido do ex-presidente sobre informações a respeito de possível colaboração premiada de Leo Pinheiro e Agenor Franklin Medeiros, ex-executivos da empreiteira OAS.
Apressadinho
Segundo o ministro, a decisão se baseou no fato do acordo de delação não ter sido formalizado e se tratar de apenas especulação por parte do Ministério Público Federal.
Alívio
Os Ministérios da Fazenda e do Planejamento voltaram a debater a regulamentação do Bônus de Eficiência com o Sindifisco Nacional. Por enquanto, ainda há um impasse sobre a porcentagem que será utilizada pelo cálculo do bônus.
Corte
Em setembro, o TCU decidiu que o Governo não deveria mais pagar a gratificação de desempenho aos funcionários inativos até que a legalidade dos repasses fosse julgada.
Na boa
O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, decidiu tirar uma folga do trabalho e viajou para Dubai para acompanhar o jogo do Grêmio contra o Real Madri. Mês passado aproveitou feriado para viajar a trabalho para os Estados Unidos. Amigos indicam que seu apartamento em Nova York virou point de brasileiros.
Além do Rio
O governo do Rio Grande do Sul e a União assinaram acordo para adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. A segunda etapa é apresentar junto a Secretaria do Tesouro Nacional o plano de recuperação detalhando as medidas de ajuste.
Alô, candidatos
A partir de 1º de Janeiro as empresas que realizarem pesquisas eleitorais devem registrar a consulta no TRE com antecedência mínima de cinco dias da veiculação.
Atoleiro…
Em pleno verão, quando as paradisíacas praias são mais procuradas por turistas do mundo todo, a ‘estrada do búfalo’, cortada pelo rio do Frade entre Trancoso e Praia Espelho, está submersa. Nem trator passa.
…político
A administração de Porto Seguro – que há anos trata com desdém as estradas – continua sem prefeita, afastada pela Justiça após operação da PF que cercou toda a família.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.