Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2022
Para ter acesso à rede de alta velocidade, é preciso ter um smartphone habilitado para a nova tecnologia
Foto: ReproduçãoA Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmou, nesta quarta-feira (27), que Porto Alegre, Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) poderão ativar a rede de internet 5G a partir desta sexta-feira (29).
Inicialmente, na Capital gaúcha, a tecnologia deverá estar disponível em pontos como o Centro Histórico, Orla do Guaíba e bairros Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Petrópolis e Rio Branco.
Depois, o sinal será liberado para outras regiões da cidade. Para ter acesso à rede de alta velocidade, é preciso possuir um smartphone habilitado para a nova tecnologia.
O anúncio da Anatel ocorreu após uma reunião de membros do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz). A agência afirmou que as próximas capitais que deverão ter a tecnologia liberada são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Ainda não há data definida.
O 5G chegou ao Brasil no início deste mês, em Brasília. A expectativa é de que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro. Já para os municípios que possuem população igual ou superior a 500 mil habitantes, a previsão de liberação é a partir de 1º de janeiro de 2023.