Andrea Bocelli, de 65 anos, relembrou o episódio que o fez perder a visão quando era adolescente. O tenor italiano nasceu com glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão ocular e que pode levar à cegueira, e conseguia enxergar um pouco até os 12 anos, quando sofreu um acidente durante um jogo de futebol.
No documentário, Andrea Bocelli: Because I Believe, que estreou no Festival de Cinema de Toronto no último sábado (07), o artista conta como ocorreu a perda da visão. “Quando era criança, era considerado extremamente míope. Conseguia enxergar, mas só muito de perto. Eu me lembro muito bem do mundo que via, as cores e tudo mais. Como poderia me esquecer dessas memórias?”, diz ele no filme.
Aos 3 anos, Bocelli já tinha passado por 13 cirurgias para tentar corrigir o glaucoma. Ao longo da infância, ele passou por dificuldades por conta da deficiência e, aos 7 anos, precisou ir estudar em um internato para crianças com problema de visão, pois nenhuma escola tradicional o aceitava como aluno.
Foi nessa escola que o tenor perdeu a visão, quando estava com 12 anos. Ele relembra que jogava futebol com os amigos e ficou na posição de goleiro, quando tomou uma bolada no rosto e ficou permanentemente cego.
“Um dia jogando futebol, eu era o goleiro. Não tenho ideia do porquê, nunca tinha jogado no gol antes. E nunca mais poderia ser o goleiro de novo. A bola me acertou bem no rosto. Daquela bolada, veio uma hemorragia, e o resto é história”, finaliza Andrea Bocelli.