Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de abril de 2023
O Android 14 permitirá continuar num tablet uma chamada telefônica recebida em um celular. Um recurso encontrado em desenvolvimento na segunda prévia de desenvolvedores do sistema permitirá que usuários transfiram chamadas entre os portáteis de forma ininterrupta, assim como acontece no iOS.
A função ainda não tem nome. Aplicativos instalados no aparelho poderão requisitar a função para receber permissões e privilégios de transmissão para outros dispositivos Android, conforme explicou o repórter Mishaal Rahman no Twitter.
Há outros indícios que reforçam a descoberta de Rahman: um serviço chamado “Cross Device Communication Service” (“Serviço de comunicação entre dispositivos”, em tradução livre) esteve presente numa antiga prévia do Android 12L. Na versão, a função estava desabilitada, mas já mostrava que o Google tinha a intenção de implementar essa função.
Desenvolvimento
Até agora, o Google não revelou do que se trata a novidade – e é possível que ela nem saia do papel, visto que parece em desenvolvimento desde pelo menos o Android 12L. Contudo, tais recursos também foram encontrados numa documentação oficial para desenvolvedores, reforçando que o Google tem a intenção de adicionar o recurso no Android 14.
Alguns detalhes seguem desconhecidos, como compatibilidade da função, processo de pareamento e limite de alcance. Se a ideia for para frente, provavelmente o Google deve deixar essas informações mais claras.
Um novo rumor aponta que o iOS 17 manterá, sim, suporte a todos os iPhones capazes de rodar o iOS 16. Essa informação contraria o boato divulgado na última quarta (5) de que iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X seriam incompatíveis com a próxima versão do sistema operacional da Apple.
Em um tuíte, um perfil anônimo conhecido por acertar previsões havia afirmado que os modelos lançados em 2017 não seriam atualizados para o novo software. A medida também afetaria o iPadOS 17, que deixaria para trás os iPad Pro de 9,7 polegadas e de 12,9 polegadas de primeira geração, bem como o iPad de quinta geração.
Agora, outro informante, com perfil igualmente respeitável, postou no fórum do site MacRumors que a previsão estaria incorreta. O vazador é o mesmo que revelou, no ano passado, a adição do recurso Ilha Dinâmica (Dynamic Island, em inglês) nos modelos do iPhone 14 Pro antes do lançamento oficial.
O “novo” informante anônimo disse que todos os iPhones e iPads que rodam os sistemas mais recentes hoje também serão contemplados com o iOS/iPad OS 17. A regra valeria inclusive para os dispositivos equipados com chips A11, portanto as linhas X e 8/8 Plus de iPhones.
A mesma pessoa garantiu que os próximos modelos do iPhone 15 Pro serão equipados com um chip de energia “ultrabaixa”, o que possibilitará o uso de teclas de estado sólido, como volume e ação, mesmo quando o aparelho estiver desligado ou sem bateria. Ela afirma que o iOS 17 terá uma configuração para personalização da sensibilidade desses botões táteis.
Com rumores dos dois lados, fica difícil saber qual é a ideia oficial da Apple para seu novo sistema. A empresa já manteve a lista de dispositivos compatíveis em situações anteriores, como no lançamento do iOS 15, o qual roda em celulares capazes de executar a versão 14 – ainda que nem todos os recursos tenham desembarcado.
Já o iOS 16 ficou marcado por colocar um ponto final na vida útil de dispositivos mais antigos. Dispositivos como o iPhone SE, o iPhone 6s, o iPhone 6s Plus, o iPod touch e os iPhone 7 e 7 Plus ficaram para trás em 2022.