Ícone do site Jornal O Sul

Anthony Hopkins, que interpreta o papel de Bento 16 em um filme, diz: “Os papas são apenas humanos”

Dois Papas: Anthony Hopkins vive Bento 16 em filme. (Foto: Reprodução)

Anthony Hopkins encarna o Papa Bento 16 no primeiro teaser de Dois Papas, produção dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus) para a Netflix. O longa é baseado em fatos reais e protagonizado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce. Eles vivem, respectivamente, Papa Bento XVI e Papa Francisco.

A estreia do filme ficou marcada para dezembro na plataforma de streaming.

O longa aborda o período que antecedeu a renúncia do papa Bento 16, e traz suas interações com o sucessor, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, que se tornaria o Papa Francisco. Jonathan Pryce (o Alto Pardal de Game of Thrones) vive o papel.

A Netflix caracteriza o filme como uma “disputa entre a tradição e o progresso, a culpa e o perdão”, revelando “dois homens muito diferentes confrontando seus passados em busca de terreno comum, para forjar o futuro de um bilhão de seguidores em todo o mundo”.

“Dois Papas” (ou em inglês, “The Pope”) foi escrito por Anthony McCarten, roteirista indicado ao Oscar por A Teoria de Tudo.

O filme vai mostrar o conclave que elegeu Joseph Ratzinger como Papa (Bento XVI), sua resignação e posteriormente a eleição de Jorge Bergoglio, o Papa Francisco. A história deve mostrar um pouco do relacionamento dos dois de uma forma bem singela e ao mesmo tempo complexa. “Não sou eu quem precisa estar satisfeito, mas sim 1.2 bilhões de fiéis”, diz Bergoglio.

Quem cuidará da fotografia do filme é César Charlone, colaborador de Meirelles. Os dois trabalharam juntos, por exemplo, em “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”. Já o roteiro está sendo escrito por Anthony McCarten, de “A Teoria de Tudo”.

“Dois Papas” chega no dia 20 de dezembro na Netflix.

Exibição no cinema

Dois Papas ganhará exibição nos cinemas brasileiros antes de entrar para o catálogo da Netflix. O novo longa-metragem do diretor brasileiro Fernando Meirelles, estreia nesta quinta-feira em Porto Alegre no Guion Center Cinemas, onde deve ficar em cartaz por duas semanas, antes da sua estreia na Netflix no dia 20 de dezembro.

Recentemente, “O Irlandês”, de Martin Scorsese, também ganhou sessões nas salas de cinema antes entrar para o catálogo da empresa. Os dois longas são cotados para algumas categorias do Oscar, que terá seus indicados anunciados no dia 13 de janeiro de 2020.

Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, o filme, inspirado em fatos reais, é um retrato intimista sobre um momento decisivo na história da Igreja Católica. A trama traz o encontro entre os papas Bento XVI e Francisco, em uma época que o primeiro pensa seriamente em renunciar e vê no padre argentino um possível sucessor, apesar das suas ideias mais reformistas.

Em apenas uma semana, o longa venceu como Favorito da Audiência no 42 Mill Valley Film Festival, na Califórnia, e Melhor Filme no Orca Island Film Festival, na Islândia. No 37º Miami Film Festival levou o prêmio Miami Gems 2019, Gigi Guermont Audience Award e o Prêmio da Audiência no 27º Hamptons Film Festival.

Sair da versão mobile