Ícone do site Jornal O Sul

Antonio Cesa Longo é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Antonio Cesa Longo trilha uma caminhada profissional elogiável. A proposição do mérito foi do vereador Mauro Pinheiro (PT). FOTO: LUCAS UEBEL/O SUL

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (24/11) à tarde, o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao empresário Antônio Cesa Longo. Ele é presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) desde 2002 e ocupa também, a partir de janeiro de 2009, o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Natural de Porto Alegre, economista com pós-graduação em Gestão Empresarial e Administração em Marketing, Antônio Cesa Longo atua no setor do varejo desde o início da década de 1980.
Neto de imigrantes italianos que, a partir de 1917, se dedicaram à atividade comercial em Porto Alegre, Longo iniciou sua carreira profissional no ano de 1982, na Companhia Apolo de Supermercados, com sede na cidade serrana de Bento Gonçalves. Nessa sua primeira atuação laboral, exerceu diversas funções dentro da organização, a fim de conhecer, com a maior abrangência possível, todas as fases que envolvem o funcionamento de um estabelecimento comercial de autosserviço.
Foi vice-presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) daquela cidade. Exerceu cargos de direção na Federação do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do RS (Fecogêneros) e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Rio Grande do Sul. Também na cidade de Bento Gonçalves, foi membro do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, teve forte atuação em diversas entidades ligadas à indústria, ao comércio e a serviços, integrou o Lions Club e o Rotary Club de Bento Gonçalves, participou da construção do Kartódromo Aristides Bertuol e foi diretor da Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento (Fundaparque), entidade que administra o parque de eventos de Bento Gonçalves.
Depois de participar como diretor e vice-presidente da Agas, Antônio Cesa Longo assumiu, em dezembro de 2002, sua presidência. Em sua gestão, a Expoagas se consolidou como a maior feira varejista do Cone Sul. Atualmente, as atividades da Agas congregam, por ano, mais de 75 mil pessoas ligadas ao setor supermercadista e à indústria.
Ao agradecer a homenagem da Câmara e a presença de vários dirigentes supermercadistas, em seu discurso na tribuna do plenário Otávio Rocha, Longo destacou a busca de soluções para a economia do Estado através do diálogo e a importância do Legislativo da Capital. “Hoje, vivo em Bento Gonçalves, cidade onde aprendi a trabalhar de forma associativa. Desde cedo aprendemos a fazer o que gostamos, trabalhando no balcão, uma tradição da família.”
O presidente da Agas também afirmou que Porto Alegre é um grande centro de comércio, recebendo e dando oportunidades às pessoas das mais diferentes etnias. “Na Agas, admiramos e aprendemos a fazer política. Acreditamos nos políticos, e este é o momento de reconstruir o país, valorizando a ética. Os alicerces de família são os grandes valores que as pessoas não devem perder. Com muito orgulho posso dizer que a Agas mudou minha vida, desde que fui convidado a participar de sua diretoria. Tivemos muitas lutas e vitórias juntos.”
Longo ainda ressaltou que o setor supermercadista tem noção do seu compromisso com a sociedade e que ele, como empresário, tem como desafio constante o de tentar o equilíbrio entre o trabalho, a família e a entidade supermercadista. “A cidade do pôr-do-sol mais bonito do mundo é a que me remete para lugares da minha infância. Aqui cresci e formei meu caráter, sempre balizado pelos valores familiares que me foram transmitidos. A homenagem que recebo hoje será inesquecível.”
Proponente da homenagem, o vereador Mauro Pinheiro (PT) destacou que os principais pilares da gestão de Antônio Cesa Longo na Agas são a busca por igualdade de condições de competitividade para empresas de todos os tamanhos, a diminuição da informalidade, a simplificação da legislação tributária, a formação de mão-de-obra capacitada e o fortalecimento do setor supermercadista e da economia gaúcha. “Dedicado na busca por melhores condições para a classe empresarial, Antônio Cesa Longo vem participando, sistematicamente, de debates promovidos em esferas municipais, estaduais e federais.”
Lembrando que o setor supermercadista é um dos que geram mais empregos no país, Mauro Pinheiro contou que teve oportunidade de participar do Comitê de Centrais da Agas na gestão de Antônio Longo, fazendo viagens por todo o país. Nessas viagens ao lado de Antônio Longo, disse Pinheiro, pode constatar sua dedicação e trabalho pelo setor supermercadista e pela economia do Estado, não apenas reivindicando, mas também propondo soluções. “Esta é uma homenagem de toda a Cidade, que só tem a agradecê-lo pela sua dedicação.”
Também cumprimentaram o homenageado os vereadores João Carlos Nedel (PP), Idenir Cecchim (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e Airto Ferronato (PSB), que destacaram a atuação e a liderança de Antônio Cesar Longo no setor supermercadista e na economia gaúcha.

 

Sair da versão mobile