Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde “Anvisa atestou e vacina infantil é segura”, diz o ministro da Saúde

Compartilhe esta notícia:

No lote que chegou nesta quinta-feira, estão 1,2 milhão de vacinas que serão destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos Estados e municípios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro também negou que a vacinação das crianças possa ser uma exigência para o retorno às aulas. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (13) a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou em entrevista coletiva – após a chegada dos imunizantes – sobre a segurança e eficácia da vacinação contra a Covid-19 em crianças.

“Apesar de recentes, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde, a aplicação começou em novembro, mais de 8 milhões foram aplicadas nos EUA, e as crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificadas de eventos adversos maiores”, disse Queiroga.

“Portanto, até o que sabemos no momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa, mas por outras agências regulatórias para aplicação dessas vacinas, e elas estão aqui no Brasil”, acrescentou.

No lote que chegou nesta quinta-feira, estão 1,2 milhão de vacinas que serão destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos Estados e municípios, seguindo o critério populacional.

Segundo o ministério da Saúde, até o fim de março deste ano o Brasil terá 20 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer. “Agradecemos a pontualidade da Pfizer. Até o fim de março, nós teremos 20 milhões de doses da vacina infantil. Essa vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem, nas nossas salas de vacinação, atendendo aos critérios estabelecidos pela Anvisa”, disse o ministro.

Queiroga destacou que possíveis eventos adversos serão acompanhados pela pasta, bem como pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Claro que em todas as campanhas há eventos adversos, mas nós vamos ficar observando com a própria Anvisa e a indústria farmacêutica, para fazer possíveis correções de rumo”, disse.

Distribuição de vacinas infantis

Ao todo, o Brasil deve receber 4,3 milhões de doses em janeiro. Para fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

Confira o percentual da população de 5 a 11 anos por Estado:

Região Centro-Oeste (8,17%)

Distrito Federal – 1,30%
Goiás – 3,55%
Mato Grosso do Sul – 1,47%
Mato Grosso – 1,85%
Região Sudeste (39,18%)

Espírito Santo – 1,93%
Minas Gerais – 9,02%
Rio de Janeiro – 7,49%
São Paulo – 20,73%
Região Sul (13,17%)

Paraná – 5,25%
Rio Grande do Sul – 4,73%
Santa Catarina – 3,19%
Região Nordeste (28,43%)

Alagoas – 1,77%
Bahia – 7,07%
Ceará – 4,42%
Maranhão – 4,02%
Paraíba – 1,89%
Pernambuco – 4,80%
Piauí – 1,62%
Rio Grande do Norte – 1,67%
Sergipe – 1,17%
Região Norte (11,05%)

Acre – 0,57%
Amazonas – 2,77%
Amapá – 0,55%
Pará – 4,99%
Rondônia – 0,93%
Roraima – 0,38%
Tocantins – 0,86%

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Desempenho da indústria alcança a sexta alta consecutiva no Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul fecha 2021 com o menor número de crimes violentos
https://www.osul.com.br/anvisa-atestou-e-vacina-infantil-e-segura-diz-o-ministro-da-saude/ “Anvisa atestou e vacina infantil é segura”, diz o ministro da Saúde 2022-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar