Ícone do site Jornal O Sul

Anvisa proíbe 6 lotes de fórmula infantil que pode conter bactéria

De acordo com a Anvisa, a proibição foi publicada preventivamente no Diário Oficial da União, para impedir a importação, a comercialização, a distribuição e o uso desses lotes específicos no País. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG.

A decisão da agência ocorreu após alerta feito pela FDA, agência dos Estados Unidos que regula medicamentos e alimentos, sobre o recolhimento voluntário de lotes por uma possível contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii.

O produto é fabricado pela empresa norte-americana Reckitt/Mead Johnson Nutrition.

Os lotes proibidos são: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW, e ZL3FXJ. Os produtos possuem os códigos de barras 300871239456 e 30087239418 e validade até 1º de janeiro de 2025.

De acordo com a Anvisa, a proibição foi publicada preventivamente no Diário Oficial da União, para impedir a importação, a comercialização, a distribuição e o uso desses lotes específicos no País.

“Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela”, comunicou a agência.

Segundo a FDA e a Reckitt/Mead Johnson Nutrition, até o momento não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto e o recolhimento não abrange outros lotes da fórmula infantil.

“Nenhuma doença foi relatada até o momento em conexão com este recall e é provável que a maior parte do produto distribuído nos EUA já tenha sido consumido”, informou a agência.

Atualmente, as fórmulas infantis registradas na Anvisa de marca Nutramigen LGG têm a seguinte denominação: fórmula infantil de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas especiais com restrição de lactose composta por proteína extensamente hidrolisada e probiótico. Esses produtos são importados sob responsabilidade da Mead Johnson do Brasil Comércio e Importação de Produtos de Nutrição Ltda. e são provenientes dos Estados Unidos e do México.

A Reckitt/Mead Johnson Nutrition anunciou, em 30 de dezembro de 2023, que optou voluntariamente por retirar do mercado dos EUA os lotes selecionados por causa da possibilidade de contaminação em produtos amostrados fora do país. Todos os produtos em questão passaram por testes extensivos pela empresa e testaram negativo para a bactéria.

 

Sair da versão mobile