Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de junho de 2022
Farmacêutica pede inclusão da dose adicional na bula da vacina para essa faixa etária
Foto: Ane Souz/Prefeitura de Ouro PretoA Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu, na terça-feira (21), o pedido da farmacêutica Pfizer para a inclusão da dose de reforço na bula da vacina contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.
De acordo com a Anvisa, o prazo para avaliação é de 30 dias. Serão analisados dados clínicos apresentados pela empresa, que devem comprovar o benefício da dose adicional para este público específico.
Atualmente, a dose de reforço da vacina da Pfizer é prevista em bula para pessoas a partir de 18 anos. No dia 21, a Anvisa recebeu o pedido da Pfizer para a inclusão da dose de reforço na bula da vacina para crianças de 5 a 11 anos.
Recomendação do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes, entre 12 e 17 anos.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a CoronaVac pode ser usada.
A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.