Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de novembro de 2022
O universitário Thibault Lemay, 22 anos, chegava ao prédio de quatro andares onde mora na cidade de Lille (França), após uma festa, quando percebeu que o edifício estava torto e com rachaduras. Ele subiu mesmo assim até o seu apartamento, sem fazer ideia de que, minutos depois, acabaria salvando seus vizinhos de morrerem no desabamento do edifício.
Esse incidente ocorreu na madrugada do último sábado (12). Em entrevista a uma emissora de TV, o rapaz detalhou o caso, que o transformou da noite para o dia – literalmente – em herói local. Confira, a seguir, um resumo do relato.
“Assim que peguei as chaves, ainda na calçada, notei que a estrutura toda parecia ter se movido, no entanto prossegui corredor adentro”, declarou. “Fui até minha residência, não consegui abrir a porta e nesse momento começaram barulhos de coisas caindo. Eram pedaços da construção.”
Sua primeira atitude foi a de telefonar para o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, que providenciou um cordão de isolamento e providenciou a evacuação imediata do prédio. Indo de porta em porta, conseguiram retirar todos os moradores – e houve quem resistisse a sair.
“Eu ainda estava acordado quando começou o barulho de gente se movimentando e falando pelos corredores, mas achei que eram apenas pessoas festeiras”, acrescentou um vizinho de 35 anos. “Mas aí alguém bateu com o aviso de que eu saísse logo dali, então pude constatar que era assunto sério. Só deu tempo de pegar uma muda de roupa, documentos pessoais e um computador”.
Conforme previsto…
Confirmando a desconfiança do rapaz e o alerta dos bombeiros, o pequeno prédio finalmente desabou por volta das 9h30min, quando a maioria dos moradores já tinha saído do local. Exceto por duas pessoas.
Um morador de 45 anos acabou morrendo soterrado e outro foi retirado dos escombros com ferimentos leves. Apesar do óbito, as autoridades do país europeu reconheceram que o universitário salvou dezenas de vidas.
“Eu ainda estou tremendo, porque se esse rapaz não tivesse chegado em casa às 3 da manhã e tomado a providência que tomou, é bem provável que as perdas humanas não se resumiriam a essa pessoa”, enalteceu a prefeita de Lille, Martine Aubry.
O ministro do Interior, Gérald Darmanin, também reconheceu o papel do rapaz no episódio. Por meio de publicação nas redes sociais, ele escreveu: “Agradeço aos serviços da prefeitura e de emergência da cidade de Lille pela intervenção rápida e profissionalismo. E também, ao estudante que emitiu o alerta na madrugada.”
As causas do desabamento ainda são investigadas. Os prédios localizados nas proximidades do que veio abaixopassaram por vistoria, sem qualquer problema ser detectado.