Durante entrevista ao programa “Sunday Morning”, do canal de TV CBS News, a atriz norte-americana Sharon Stone, 59 anos, caiu na gargalhada ao ser questionada se já sofreu assédio sexual. Ela não mencionou nenhum caso específico em que teria sido vítima, no entanto garantiu que “já viu de tudo” ao longo de sua carreira, iniciada em 1978.
A conversa aconteceu em Holywood (no Estado da Califórnia), na casa da estrela de “Instinto selvagem” (1992) e “Cassino” (1995). Comentando as atuais manifestações contra o assédio sexual e a favor da igualdade de gênero, Sharon afirmou que “as coisas estão mudando”.
Na última edição do prêmio Globo de Ouro, ela foi uma das celebridades femininas que usaram vestido preto no tapete vermelho do evento, pelo fim da discriminação e da violência sexual contra mulheres. “Estamos começando a reconhecer nossos próprios talentos como mulheres e a parar de pensar que temos de nos comportar como homens para sermos empoderadas ou fortes ou valiosas”, afirmou.
Em seguida, o entrevisador Lee Cowan arriscou: “Eu não sei como perguntar isso de forma delicada, mas você já esteve em uma posição como essa, em que você estava desconfortável?”. Veio, então, a gargalhada, para surpresa do jornalista, que continuou: “Você está rindo mas eu não sei se esta é uma risada nervosa ou uma risada de ‘Você está brincando, é claro que já estive’ nesse tipo de situação”.
Sharon então explicou: “Eu estou neste ramo há 40 anos, Lee. Então, você consegue imaginar como era quando eu comecei, em 1978? Com a aparência que eu tenho, vindo do meio do nada, na Pennsylvania? Eu não contei com qualquer proteção para chegar aonde estou. Já vi de tudo”.
No “Sunday Morning”, ela refletiu sobre o papel das mulheres: “Nós fomos criadas para acolher homens, particularmente na minha geração. E as mulheres, muitas vezes, perdem as próprias identidades em favor das identidades dos homens com quem elas estão. Elas chegam até mesmo a mudar o jeito com que se vestem o que elas fazem para se ajustar aos homens com quem estão”.
Hemorragia cerebral
Na conversa com Lee Cowan, Sharon Stone também falou sobre a filha familiar e os três filhos adotivos, de 11, 12 e 17 anos, que ela cria sozinha. Outro tópico do bate-papo foi a hemorragia cerebral sofrida pela atriz em 2001.
“Havia cerca de 5% de chance de viver”, comentou. “O episódio afetou a minha fala e a minha audição, além da capacidade de andar, escrever e ler. Durante o período de recuperação, eu me sentia muito solitária.”
Ela se prepara agora para lançar a série “Mosaic”, um projeto do cineasta Steven Soderbergh e que será exibido pelo canal por assinatura HBO, em data ainda não confirmada. Na trama, Sharon Stone interpreta uma famosa autora de livros infantis que desparece misteriosamente. Os suspeitos são os seus vários pretendentes.