Sábado, 11 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil CCJ do Senado aprova texto da reforma da Previdência e PEC paralela

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (4), o texto-base sobre a reforma da Previdência. A reunião da CCJ para discutir e votar o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a proposta de emenda à Constituição teve início pela manhã. Após a aprovação do parecer, a comissão começou a análise dos destaques propostos pelos senadores.

Dos oito destaques que foram apresentados, apenas um foi aprovado pela CCJ: a emenda 483, que determina que a pensão por morte não pode ser inferior a um salário mínimo — hoje em R$ 998. A comissão rejeitou as outras sete propostas, entre elas a tentativa de alterar a idade mínima da reforma, a emenda que reduzia o tempo de contribuição para homens e também a proposta que abrandava regras para aposentadoria especial.

A presidente da CCJ, Simone Tebet, colocou em votação também a chamada PEC paralela que, entre outras medidas, prevê a adoção das regras do regime próprio da previdência para estados e municípios. A CCJ aprovou o texto. Vale lembrar, que a PEC paralela é uma forma de evitar a volta do texto para a Câmara, o que normalmente ocorreria se houvesse mudanças feitas pelos senadores. Agora, a proposta precisará ter a aprovação de 49 dos 81 senadores no plenário da Casa, em dois turnos de votação.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Entenda o que a Nasa tem feito em relação à ciência aberta
Homem acusado de matar filhos, vizinho e de tentar colocar fogo em companheira é condenado a 28 anos de prisão
https://www.osul.com.br/ao-vivo-ccj-do-senado-discute-reforma-da-previdencia-nesta-quarta/ CCJ do Senado aprova texto da reforma da Previdência e PEC paralela 2019-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar