A Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) divulgou na quinta-feira (21) o relatório referente à balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo, na Zona Sul de Porto Alegre.
Os dados indicam que o posto 1 de Belém Novo permanece com águas impróprias para banho. Os demais pontos apresentam águas próprias. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).
A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100ml. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100ml. Além disso, o valor do PH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.
Confira os pontos analisados:
Belém Novo
– Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem de empresa de ônibus) – Águas impróprias para banho
– Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho
– Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à intersecção das vias Beira-Rio, Pinheiro Machado e Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho
Lami
– Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho
– Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho
– Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao nº 510) – Águas próprias para banho
Futebol
Este final de semana será marcado pelas competições de futebol de areia no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. Neste sábado (23), ocorre mais uma etapa do Campeonato de Futebol de Areia da Gurizada, desta vez na categoria infantil (nascidos em 2005), a partir das 9h. Já neste domingo (24), também às 9h, é a vez das equipes do feminino sub-17 entrarem em quadra.
As duas competições seguem as regras do futebol sete. Cada categoria deve contar com a participação de seis times. Ao fim das partidas, serão concedidas medalhas para as três equipes melhor colocadas.
Iniciados no mês de janeiro, os campeonatos de futebol de areia no Parque Marinha do Brasil são uma realização da SMDSE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte), por meio da Gerência de Futebol da Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, integrando o Projeto Esporte Verão 2019. Segundo a prefeitura, o objetivo é propiciar uma maior qualidade de vida aos porto-alegrenses, promovendo um espaço de diversão e camaradagem.