Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Agência de exportação suspende vinícolas gaúchas ligadas a caso de trabalho análogo à escravidão

Compartilhe esta notícia:

As três vinícolas são atendidas pela Apex por meio do projeto "Wines of Brazil" (Vinhos do Brasil)

Foto: Divulgação
As três vinícolas são atendidas pela Apex por meio do projeto "Wines of Brazil" (Vinhos do Brasil). (Foto: Divulgação)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) informou nesta terça-feira (28) que suspendeu a participação das vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton de suas atividades. As três empresas contrataram uma empresa terceirizada, que usava mão de obra análoga à escravidão para fazer a colheita da uva, na Serra do Rio Grande do Sul.

A ApexBrasil é um serviço social autônomo vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), que promove os produtos brasileiros no exterior. “A ApexBrasil suspendeu a participação das três empresas em quaisquer iniciativas apoiadas pela agência, como feiras internacionais, missões comerciais e eventos promocionais, até que as investigações das autoridades competentes sejam concluídas”, disse o serviço.

Wines of Brazil

As três vinícolas são atendidas pela Apex por meio do projeto “Wines of Brazil” (Vinhos do Brasil), uma parceria da agência com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

“No dia 25 pela manhã, a ApexBrasil cobrou esclarecimentos à Uvibra, com prazo de até 48 horas para a resposta, a respeito de medidas internas já adotadas pelas empresas, bem como ações que serão tomadas para mitigar os riscos de conformidade e integridade nas suas cadeias de fornecedores e prestadores de serviços”, destacou.

A agência afirmou ainda que solicitou à Uvibra um posicionamento quanto às condições de trabalho da produção de uva e vinho de todas as empresas que participam do Projeto Wines of Brazil. No total, a iniciativa apoia 23 empresas do setor.

“A Agência repudia qualquer ato de violação aos direitos humanos e trabalhistas, conforme diretrizes e normas internas de integridade”, destacou, em nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Após subir impostos dos combustíveis, Ministro da Economia diz esperar que Banco Central reduza juros
Contas públicas do Brasil têm superávit de R$ 99 bilhões em janeiro. Com o resultado, dívida recua para 73,1% do PIB
https://www.osul.com.br/apex-suspende-vinicolas-gauchas-trabalho-escravo/ Agência de exportação suspende vinícolas gaúchas ligadas a caso de trabalho análogo à escravidão 2023-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar