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Por Redação O Sul | 17 de junho de 2016
Depois de 3 anos seguidos de alta, as vendas de carros de luxo no Brasil passaram a cair. De janeiro a maio últimos, as 3 marcas líderes do segmento, as alemãs Audi, Mercedes-Benz e BMW, apresentaram queda nos emplacamentos, na comparação com o mesmo período de 2015. Somando o volume das 3, o recuo é de 27,6%.
A baixa nas vendas acompanha um movimento de aumento de preços, inclusive de modelos que passaram a ser produzidos no Brasil. Para analistas, dólar alto, crise econômica e produção local ainda em fase inicial pesaram nesse revés. Há pouco tempo, as 3 marcas passaram a fabricar no país produtos-chave de seu portfólio.
A primeira foi a BMW, em outubro de 2014, em Santa Catarina, onde já são feitos 4 modelos. No ano passado, a Audi começou a produzir no Paraná o A3 Sedan. No início deste ano, a Mercedes inaugurou sua fábrica de carros no interior de São Paulo, com o Classe C. Há 2 dias, a Jaguar Land Rover juntou-se ao “clube”, com a unidade em Itatiaia, RJ, onde produzirá 2 modelos.
Desde que anunciaram a intenção de construir as fábricas, essas montadoras afirmaram que os carros nacionais não seriam mais baratos, ao menos não num primeiro momento, enquanto investimentos não fossem recuperados.
Ano em queda
Após comemorar pela primeira vez a liderança no segmento de automóveis “premium” em 2015, com 40% de alta, a Audi agora tem um recuo de 25,7% nas vendas, conforme dados da associação das montadoras, a Anfavea. A marca alemã emplacou 4,8 mil carros entre janeiro e maio; nesse mesmo período, em 2015, foram 6,3 mil.
Com 4,1 mil emplacamentos neste ano, a Mercedes-Benz teve queda de 28,5% na comparação com os primeiros 5 meses de 2015, quando vendeu 5,7 mil automóveis. Entre as líderes, a BMW foi quem caiu mais: 30,2%, sem considerar as vendas marca Mini. A terceira alemã vendeu 4,7 mil automóveis neste ano, até maio. Um ano atrás, somava 6,7 mil emplacamentos. (AG)