Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de julho de 2015
O acordo sobre o programa nuclear iraniano com as potências mundiais é uma vitória política para o Irã, disse nesta quarta-feira (15) o presidente do país, Hassan Rohani. Ele acrescentou que, a partir de agora, o Irã não vai mais ser classificado como uma ameaça internacional. A equipe de negociação do país que conseguiu firmar o acordo histórico com o grupo formado por Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha foi recebida com festa em Teerã.
Segundo a agência oficial Irna, o grupo liderado pelo ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, retornou a Teerã depois de ter passado 18 dias consecutivos em Viena, na Áustria, participando da maratona de negociações. Enquanto Zarif e seus acompanhantes voltavam à cidade, milhares de pessoas saíram às ruas da capital iraniana para festejar o acordo.
Para muitos iranianos, o pacto traz esperanças para que a própria situação política do país também melhore. O próprio Zarif ressaltou, logo depois de assinar o documento final, que o acordo deve ser visto como “o princípio de uma relação mais profunda do Irã com o mundo”. Pelo acordo, sanções impostas por Estados Unidos, União Europeia e Organização das Nações Unidas serão retiradas em troca da aceitação iraniana à restrição do seu programa nuclear, suspeito de ser voltado para a criação de uma bomba atômica.