Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2020
O estudante interessado em concorrer pelo Sisu a uma vaga nas universidades federais têm até sexta-feira para se candidatar
Foto: Divulgação/MECO MEC (Ministério da Educação) abre nesta terça-feira (07) o período de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O estudante interessado em concorrer a uma vaga nas universidades federais têm até sexta-feira (10), às 23h59min, para se candidatar.
O Sisu reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de anos anteriores – para isso, é preciso não ter tirado zero na prova de redação.
O cronograma inicial, divulgado pelo governo em maio, apontava que as inscrições começariam em 16 de junho. Mas, até aquela data, o edital sequer havia sido publicado. Estudantes foram às redes sociais cobrar um posicionamento do governo, que divulgou novas datas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte, com os prazos.
Prouni abre consulta de vagas
Nesta terça-feira, o MEC divulga as vagas do Prouni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
Fies abre inscrições em 21 de julho
O Fies (Programa de Financiamento Estudantil) também teve o cronograma alterado – a abertura de inscrições será em 21 de julho.
O Fies oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.