Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2024
O presidente recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês no domingo
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilApós receber alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará esta semana na capital paulista.
O petista estava internado desde a madrugada do dia 10 deste mês, quando precisou passar por uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana decorrente da queda que sofreu em outubro na sua residência oficial, em Brasília.
O médico Roberto Kalil Filho explicou que Lula deve ficar em São Paulo até quinta-feira (19) para um “acompanhamento mais de perto”. O presidente será monitorado e passará por avaliações médicas.
“Ele teve alta hospitalar, então, é claro que vai passar por algumas avaliações médicas, mas de rotina”, afirmou Kalil. Ele disse que nenhum médico ficará na residência junto com Lula, mas que há uma equipe nas proximidades.
Na quinta, será realizada uma tomografia para reavaliação do quadro de Lula e, se o resultado sair correr conforme o previsto pelos médicos, o presidente poderá retornar a Brasília.
Kalil explicou que o primeiro mês pós-operatório requer mais “cuidado” e que o presidente deve ficar atento a sintomas como dores de cabeça e sonolência. “Isso [a hemorragia] foi uma situação mais delicada, eu acho que a cautela se faz necessária.”, completou.
Segundo a equipe médica que atende o presidente, ele pode voltar para suas atividades normalmente. Entretanto, Lula não pode realizar exercícios físicos nem viagens internacionais. Voos de curta duração estão autorizados.
“Os médicos me dão tranquilidade. Se eu me cuidar, esperar cicatrizar, estarei recuperado logo. Eu sou muito disciplinado. Vou ficar em São Paulo até quinta-feira para os últimos exames e volto para Brasília para continuar trabalhando”, afirmou Lula após receber alta.