O Grêmio garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar o Operário-PR por 3 a 1 neste domingo (14), no estádio Centenário, em Caxias do Sul. A equipe gaúcha voltou a vencer após três partidas e segue em busca de retomada da confiança, como destacou o técnico Renato Portaluppi em entrevista pós-jogo.
“Sempre importante vencer, principalmente se tratando de Copa do Brasil, que é mata-mata. Conseguimos colocar o clube nas oitavas, é importante porque devolve a confiança para o grupo”, iniciou o comandante gremista.
“Essa classificação é para a torcida. Nos incentivaram desde o início, sabem da pressão que estamos sofrendo. Somente com o apoio deles vamos sair dessa situação. Sabemos que precisamos melhorar no Brasileiro, mas tenho certeza que a confiança vai voltar e a retomada das vitórias vai vir”, acrescentou.
Durante toda a entrevista coletiva, Renato falou sobre confiança. Afinal, o Grêmio vive um momento difícil no Campeonato Brasileiro, permanecendo na zona de rebaixamento há oito rodadas. O Tricolor precisou virar a chave para conquistar uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil.
Para isso, Renato fez mudanças na equipe, com trocas nas duas laterais, retomada de Geromel e Kannemann na zaga e Galdino no ataque, além do retorno de Soteldo. O Grêmio saiu na frente com um gol de Pavón, marcado em cobrança de pênalti, sofreu o empate, mas respondeu com Galdino logo depois e ampliou no segundo tempo com Gustavo Nunes.
“No futebol, confiança é tudo. Muitas vezes quando o time está bem, erra uma jogada e é aplaudido. Quando a fase não é boa, o jogador deixa de arriscar uma jogada pra não errar e ser vaiado. A pressão faz com que o jogador perca a confiança necessária. Hoje com essa vitória esperamos que volte a confiança, não 100%, mas é importante”, destacou Renato.
Com a vitória sobre o time paranaense, o Grêmio se garantiu entre os 16 melhores da Copa do Brasil. O sorteio das oitavas de final será nesta terça-feira (16). Na quarta-feira (17), a equipe gaúcha visita o São Paulo, às 20h, no Morumbi. O confronto é válido pela 17ª rodada do Brasileirão.