Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2023
“Deve ser mãe e filha. De forma alguma é a mesma pessoa”, opinou um internauta.
Foto: ReproduçãoO antes e depois de uma mulher, de 68 anos, após realizar uma cirurgia plástica, na Turquia, tem causado polêmica nas redes sociais. Internautas ficaram surpresos com a mudança na aparência depois do procedimento estético.
As imagens foram compartilhadas pelo cirurgião turco, Dr. May, e levantaram dúvidas se realmente era a mesma paciente devido à diferença. Em ângulos diferentes, a paciente aparece quase irreconhecível.
“Deve ser mãe e filha. De forma alguma é a mesma pessoa”, opinou um internauta. “Acho que pode estar com photoshop”, comentou outra. “Não pode ser real. Como isso é possível?”, perguntou mais um.
O médico explicou que a idosa passou por uma rinoplastia, um facelift, que puxa as peles do rosto e do pescoço para eliminar sinais evidentes de envelhecimento, e uma blefaroplastia, um procedimento para retirar excessos de pele da região dos olhos. Segundo ele, as imagens refletem o resultado de 2 anos de cicatrização e esclareceu nos comentários que a diferença vem apenas das cirurgias.
Cuidado
Resultados milagrosos como são divulgados na internet não existem. “Além de ser uma conduta proibida a médicos, os profissionais que realizam indevidamente certos procedimentos, expõem pacientes com o uso de imagens não apropriadas e ainda espalham fake news com o intuito de seduzir novos clientes com promessas irreais, sem o mínimo de preocupação com a segurança das pessoas”, esclarecem especialistas.
Outra apreensão da categoria é que a conduta antiética não se restringe apenas aos médicos, profissionais de outras áreas da estética, incluindo a odontologia, usam a técnica do “antes e depois” nas redes. Apesar da orofacial ser a moda do momento, existem vários exemplos de propagandas de estética.
A definição do profissional que fará a cirurgia deve ser criteriosa e ir além de perfis em redes sociais. “É importante estar atento à formação, ao currículo e conhecer a sua carreira. Essas informações não são conseguidas, pelo menos com credibilidade, apenas por meio das mídias digitais”, alertam especialistas. Para eles, na internet, cada um pode se apresentar como quer, existindo, inclusive, muitos perfis falsos.