Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de março de 2021
Após quase duas semanas de internação no Hospital São Lucas da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, o senador gaúcho Lasier Martins recebeu alta nesta quinta-feira (18), já curado do coronavírus. O parlamentar do Podemos seguirá tratamento complementar com medicação, em casa – ele completará 79 anos no dia 14 de abril.
“Foi tudo muito sofrido, mas estive sempre sob os cuidados do doutor Fabiano Ramos, um médico infectologista muito competente, bem como a sua equipe”, manifestou-se Lasier por meio de sua assessoria. Ao longo de 13 dias de hospitalização, ele apresentou febre durante 72 horas e chegou a receber oxigênio suplementar por uma semana.”
“Eu agradeço a Deus, à minha família e aos profissionais de saúde que me atenderam neste período”, prosseguiu. “Quero agradecer ainda aos milhares que me enviaram mensagens de carinho e fizeram orações em favor da minha saúde.
Reunião fatídica
Ao receber alta, ele soube da morte cerebral, horas antes, do também senador Major Olímpio (PSL-SP), que não resistiu à Covid. “Ao chegar em casa [no bairro Santa Tereza, Zona Sul da capital gaúcha], recebi a triste notícia do falecimento do meu amigo, hospitalizado há 14 dias.”
Tudo indica que tanto Lasier quanto Olímpio contraíram o vírus ao participarem de uma reunião presencial em Brasília. Além dos dois, também receberia teste positivo Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que deve receber alta hospitalar nesta sexta-feira (19), conforme projeção de sua equipe.
“Olimpio morreu lutando na linha de frente, do mesmo jeito guerreiro que sempre viveu”, declarou o senador gaúcho em postagem no Twitter.
Trajetória
Lasier Martins nasceu em Vale Verde, distrito de General Câmara, sendo um dos sete filhos de um mecânico e de uma dona-de-casa. Estudou o ensino primário e secundário em Montenegro (Vale do Caí) e iniciou sua carreira no jornalismo aos 16 anos, na então Rádio Montenegro (hoje Rádio América). Um ano depois, mudou-se para Porto Alegre.
Advogado formado em 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lasier é natural do município de General Câmara (Vale do Taquari) e se projetou como jornalista, atuando como repórter, comentarista e apresentador em veículos da imprensa gaúcha como as Rádios Difusora, Guaíba e Gaúcha, além da RBS TV.
No período entre 2013 e 2016, ele esteve no PDT e de 2017 a 2019 foi filiado ao PSD. Em 7 de outubro de 2013, anunciou seu desligamento do Grupo RBS para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 2014. Em 5 de outubro, foi eleito com 2.145.479 votos, ou 37,4% dos votos válidos. É o atual 2º vice-presidente da Casa.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul