Ícone do site Jornal O Sul

Após mais de meio século, Cuba reabre embaixada nos Estados Unidos

Solenidade contou com a presença de autoridades dos dois países (Foto: AFP)

A embaixada de Cuba em Washington (EUA) foi reaberta oficialmente nesta segunda-feira (20). O prédio localiza-se na avenida que dá acesso à Casa Branca. Na cerimônia, realizada às 11h30min (no horário de Brasília), a bandeira cubana foi hasteada em frente ao prédio em meio a aplausos. Gritos pelo fim do embargo econômico à ilha foram ouvidos durante a cerimônia.

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram o descongelamento das relações diplomáticas entre os dois países em dezembro, após 54 anos de rompimento. O embargo econômico, no entanto, continua. As relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba foram retomadas formalmente mais cedo nesta segunda, com o hasteamento da bandeira cubana no Departamento de Estado norte-americano.

“Chegamos aqui graças a Fidel Castro”, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez. Ele disse que a histórica restauração de relações só fará sentido se os EUA acabarem com o embargo contra Cuba e devolverem a área da prisão de Guantánamo.

A seção de interesses dos Estados Unidos em Havana também assumiu oficialmente a condição de embaixada nesta segunda, apesar da cerimônia formal estar programada para as próximas semanas, quando o secretário de Estado norte-americano visitará o local e hasteará a bandeira.

Sair da versão mobile