Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Após nova negativa de autoria da música “Roda Viva”, advogado de Chico Buarque vai entrar com nova ação

Compartilhe esta notícia:

Buarque processou o deputado federal Eduardo Bolsonaro por usar sem autorização a canção em uma postagem na internet. (Foto: Gabriela Perez/Divulgação)

Após nova negativa da juíza Monica Ribeiro Teixeira, que manteve a decisão de não reconhecer a ação em que Chico Buarque acusa o deputado federal Eduardo Bolsonaro de uso indevido da música “Roda Viva”, o advogado do artista, João Tancredo, decidiu mover nova ação.

No primeiro processo, a magistrada do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa argumentou que o pedido de Chico Buarque deveria ser indeferido por falta de comprovação de autoria de “Roda Viva”.

Na negativa do recurso, feita na terça-feira (29), ela não apreciou os embargos declaratórios e manteve a decisão anterior.

“Essa decisão já era esperada. É uma decisão padrão, em que ela não apreciou nada do que foi dito, disse que não há obscuridade ou omissão, mas manteve a decisão anterior”, explicou Tancredo. Ele disse que dado o cenário, prefere um caminho mais rápido do que o de tentar um novo recurso.

Deputado no Catar

“Para entrar com um novo recurso, precisaria intimar o senhor Eduardo Bolsonaro que, como sabemos, está no Catar. Então prefiro encerrar essa ação, e abrir outra com tutela antecipada de urgência, em que um novo magistrado terá que analisar essa tutela imediatamente e só comunicar o senhor Eduardo sobre sua decisão”, explicou o advogado.

Ele acredita que já na segunda-feira (5), conseguirá ingressar com a nova ação.

Questionado se no recurso negado pela juíza apresentou novas provas da autoria de “Roda Viva”, ele disse que sim.

“Apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era o Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório, juntamos novos documentos. Mas, para a nova ação, já estou providenciando imagens de livros, foto do disco e manuscrito da música para provarmos o óbvio”, disse.

Na ação negada, Chico Buarque cobra a retirada de sua música da postagem do deputado, pede indenização de R$ 48 mil e publicação da sentença condenatória na mesma rede social.

“Roda Viva” foi composta em 1967, e apresentada ao público no III Festival da Música Popular Brasileira, que só aceitava canções originais e inéditas. No ano seguinte, ela inspirou peça teatral homônima de Chico Buarque, e que foi encenada pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Carolina Dieckmann celebra 10 anos da lei que leva seu nome
Jogo do Brasil, Lagum, festa open bar… Fim de semana na Orla será recheado de atrações
https://www.osul.com.br/apos-nova-negativa-de-autoria-da-musica-roda-viva-advogado-de-chico-buarque-vai-entrar-com-nova-acao/ Após nova negativa de autoria da música “Roda Viva”, advogado de Chico Buarque vai entrar com nova ação 2022-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar