Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Após passar 43 anos em uma cadeira de rodas por causa de um diagnóstico errado, homem reaprende a andar

Compartilhe esta notícia:

Aos 13 anos, Rufino Borrego foi diagnosticado com distrofia muscular. O diagnóstico estava errado. (Crédito: Reprodução)

Aos 13 anos, Rufino Borrego foi diagnosticado com distrofia muscular em Lisboa, Portugal. Sem cura, seu destino seria passar a vida numa cadeira de rodas, e foi isso o que quase aconteceu. Em 2010, 40 anos depois, ele descobriu que tinha, na verdade, uma doença tratável.

A nova neurologista de Borrego, Teresinha Evangelista, foi quem descobriu o diagnóstico correto, a miastenia congênita, tratada com um remédio contra asma. A doença afeta a transmissão neuromuscular e, assim, pode impedir a contração muscular normal. “Qualquer situação como essa, em que um médico tem a chance de mudar de verdade a vida dos pacientes, é muito gratificante”, disse a médica.

Aos 61 anos, Borrego reaprende a andar e faz poucas sessões de fisioterapia ao ano. E, apesar de todos os problemas que o diagnóstico errado lhe causou, ele insiste que não guarda sentimentos ruins contra o hospital e o médico envolvidos. “Eu só quero aproveitar a minha vida”, diz. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

14% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Michel Temer, aponta pesquisa Ibope
Motorista usa foto de Donald Trump no banco do carona para enganar a polícia e uma leva multa de quase mil reais
https://www.osul.com.br/apos-passar-43-anos-em-uma-cadeira-de-rodas-por-causa-de-um-diagnostico-errado-homem-reaprende-a-andar/ Após passar 43 anos em uma cadeira de rodas por causa de um diagnóstico errado, homem reaprende a andar 2016-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar