Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após polêmica com vídeos no Twitter, o prefeito de Londres disse que a visita de Donald Trump não será bem-vinda

Compartilhe esta notícia:

Khan foi o primeiro muçulmano a ocupar o cargo de prefeito de Londres. (Foto: Reprodução)

O prefeito de Londres (Inglaterra), Sadiq Khan, pediu nessa quinta-feira que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, suspenda qualquer convite de visita de estado feito ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Após esse último incidente, está incrivelmente claro que qualquer visita oficial do presidente Trump à Gra Bretanha não será bem-vinda”, disse Khan, que é muçulmano, em um comunicado oficial.

O prefeito se refere ao fato de Trump ter retuitado vídeos anti-islâmicos originalmente divulgados por um grupo britânico de extrema direita.Para Khan, o episódio configura uma “traição” na relação entre os dois países, aliados de longa data.

Críticas

Trump provocou uma onda de críticas dos dois lados do Atlântico na quarta-feira ao compartilhar vídeos anti-islâmicos publicados por Jayda Fransen, vice-líder do grupo anti-imigração britânico Reino Unido Primeiro, que foi condenada neste mês por abusos cometidos contra uma mulher muçulmana.

Um dos vídeos compartilhados por Trump mostra o que seria um grupo de militantes islâmicos matando um homem. O outro mostra um suposto imigrante muçulmano batendo num rapaz holandês de muletas. O terceiro vídeo mostra um homem que seria muçulmano destruindo uma imagem de Nossa Senhora.

“Os britânicos rejeitam unanimemente a retórica tendenciosa da extrema-direita, que é a antítese dos valores que este país representa: decência, tolerância e respeito”, disse o porta-voz da premiê britânica.

Em resposta, Trump disse que May não deveria se concentrar em suas ações, mas sim no “destrutivo Terrorismo Radical Islâmico que está ocorrendo no Reino Unido”. O tuíte foi um ataque público sem precedentes à líder do mais próximo aliado nos EUA em questões de segurança.

Theresa May foi a primeira chefe de governo a visitar Donald Trump como presidente. A líder britânica ostentava uma sintonia além da cor das roupas. Durante o divórcio com a União Europeia, o Reino Unido desfila com um parceiro comercial forte. Mas, nessa quinta-feira, a primeira-ministra mostrou que dinheiro não é tudo.

Na Jordânia, um país de maioria mulçumana, Theresa May disse que o fato de trabalhar com os americanos não significa dizer que tenha medo de dizer que os Estados Unidos erraram. Antes de uma próxima, ela já avisou que não tem muito tempo para ficar lendo mensagens na internet.

O prefeito de Londres disse que a mensagem promove um grupo vil e que existe para semear a divisão e o ódio. Sadiq Khan afirmou que o presidente americano não é bem vindo lá e pediu o cancelamento da sua visita oficial. A primeira-ministra declarou que o convite está de pé. Os dois deram as mãos logo no primeiro encontro. Agora, ninguém dá o braço a torcer.

O presidente Donald Trump voltou a ridicularizar o líder da Coreia do Norte. Na internet, Trump chamou Kim Jong-un de homem-foguete e disse que China e Rússia condenaram o lançamento do míssil norte-coreano. Nessa quinta-feira, a imprensa da Coreia do Norte divulgou imagens do que seria a maior e mais avançada arma já lançada até agora pela ditadura comunista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU disse que o lançamento de míssil da Coreia do Norte deixa o mundo cada vez mais próximo de uma guerra
Os líderes do Congresso dos EUA pediram a renuncia do deputado acusado de assédio sexual
https://www.osul.com.br/apos-polemica-com-videos-no-twitter-o-prefeito-de-londres-disse-que-visita-de-donald-trump-nao-sera-bem-vinda/ Após polêmica com vídeos no Twitter, o prefeito de Londres disse que a visita de Donald Trump não será bem-vinda 2017-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar