O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), pediu desculpas formais aos atletas australianos, na tarde desta quarta-feira (27), em cerimônia na Vila Olímpica.
No fim de semana, a delegação da Oceania fez duras críticas aos apartamentos destinados aos atletas que, para eles, “tinham quartos e apartamentos inabitáveis”.
Ao pedir desculpas, o prefeito carioca disse que “não queria ter quase criado um incidente diplomático”. Em tom amistoso, enquanto a dirigente australiana Kitty Chiller deu um canguru de pelúcia com luvas de boxe a Paes, ela ganhou as chaves da cidade do Rio de Janeiro.
“É a única delegação que vai receber isso”, declarou Paes.
O canguru boxeador é usado como um símbolo do fairplay na Austrália desde o início dos anos 1980. “Está tudo muito bom. Os quartos estão ótimos”, afirmou o experiente jogador de hóquei Jaime Dwyer, que vai para sua quarta Olimpíada.
Ele foi um dos vários atletas que participaram da cerimônia de entrega das chaves da cidade, organizada pela prefeitura do Rio para selar a paz com os australianos.
Atraso
Marcado para as 13h, Paes chegou ao local com 25 minutos de atraso. Por pouco, os atletas australianos, que tinham treinos agendados para a tarde, não haviam deixado o local.
Toda a delegação australiana chegou ao local marcado 15 minutos antes. Dos 31 prédios da Vila Olímpica na Barra da Tijuca seis ainda faltam ser liberados. (Folhapress)