Um meme considerado homofóbico colocou a apresentadora Renata Fan no centro de uma polêmica. Renata, que aparece na postagem ao lado do comentarista Denilson, ironizou a drag queen Pablo Vittar em uma publicação que causou revolta. Na legenda da publicação, ela escreveu: “Internet sua Danada!!! Recebi umas 10 vezes esta publicação hoje! E na real, chorei de rir!!!! Sempre serei do time da zoeira!!!!”. Pegou mal.
Nos comentários da publicação, Vittar foi direta ao criticar a atitude da apresentadora: “Homofobia não é brincadeira! Muita gente morre por conta dessa ‘zoeira'”, escreveu a cantora, chamando a atenção para a gravidade de situações como essa. A jornalista apagou o manifesto da cantora e não apagou o meme.
Com isso, muitos internautas, inclusive famosos, também decidiram se manifestar sobre o tema e a conduta de Renata Fan.
“Mas é a Globo”, escreveu o pagodeiro Salgadinho. Juliano e Zuel, stylists das atrizes mais conhecidas do país, deixaram sua indignação: “Nossa, sua ridícula, pra que?”.
Muitos lembraram que a apresentadora foi Miss Brasil e sempre teve apoio da comunidade LGBT: “Comparação injusta. De um lado, 15,8 milhões de ouvintes únicos mensais no spotify, bilhões de streams. Do outro, picos de 3 pontos de audiência”, “Queria você ter a relevância e impacto de Pabllo Vittar.”, “Piadinha podre, hein, minha senhora, nessa idade?”, atacou Gabeu, cantor sertanejo declaradamente gay, filho de Solimões.
Urias, amiga de Pabllo, trans e também cantora criticou a postura de Renata: “Uma mulher velha desse jeito se prestando a isso? Agora sabemos que para trabalhar na Band não precisa nem saber ler”.
A Associação do Orgulho dos LGBTQIAPN+ de São Paulo anunciou que entrou com uma ação contra Renata Fan. O caso já está na Justiça de São Paulo. Para Agripino Magalhães Júnior presidente da associação, a apresentadora sabia o que estava fazendo e precisa responder legalmente por isso. Ele também lamentou e citou o fato de o futebol ser um meio pouco receptivo para os LGBTQIA+.
“Isso é crime. É um deboche. Ela é tão ignorante, que ela não deve saber que a Pabllo Vittar não é uma mulher trans. Ela se monta para fazer arte. Ela é um menino gay. Uma pessoa que tem 7 milhões de seguidores e pega uma foto preconceituosa para fazer uma piada, tem que responder. Isso incentiva milhões de pessoas a atacar uma comunidade”, afirma.
Entenda o caso
Na terça-feira (14), a apresentadora publicou uma montagem na rede social em que compara as atrações esportivas da Globo com as da Band. No quadro de cima, os dizeres “Na Band” são acompanhados por uma foto da jornalista ao lado do ex-jogador de futebol Denilson no estúdios do Jogo Aberto, programa da emissora. Já no segundo quadro, os dizeres “Na Globo” são acompanhados por uma foto editada onde Denilson está ao lado de Pabllo Vittar nos estúdios do Globo Esporte.
A piada faz referência à saída do ex-jogador da Band para Globo. Após 15 anos trabalhando Band, Denilson anunciou em 2024 o fim do seu vínculo com a emissora. O ex-jogador era um dos apresentadores do Jogo Aberto, ao lado de Renata Fan. No começo deste ano, Denilson foi anunciado como nova contratação da Globo — ele integrará o elenco do Globo Esporte.