Ícone do site Jornal O Sul

Após publicações racistas e xenofóbicas, estrela de “Emilia Pérez” é afastada de campanha do seu filme

No sábado (1°), ela voltou a se desculpar após polêmica por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021. (Foto: Divulgação)

A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, estrela do filme “Emilia Pérez”, foi afastada da campanha do filme, segundo informações da “The Hollywood Reporter”. No sábado (1°), ela voltou a se desculpar após polêmica por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021 na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com a publicação, entre os eventos programados na agenda de Sofía, no domingo (9) ela receberia uma homenagem no Virtuosos Award em festival de Santa Barbara, nos EUA, junto com Fernanda Torres. Mas, devido às críticas recentes sobre seus comentários no X e entrevistas concedidas sem consulta ou coordenação com a Netflix – que possui os direitos de distribuição de Emilia Pérez nos EUA, Canadá e Reino Unido – a “The Hollywood Reporter” apurou que a atriz não comparecerá aos eventos em Los Angeles.

Gascón ainda pode comparecer ao Goya 2025, a versão espanhola do Oscar, que acontecerá no sábado (08). De acordo com a revista, alguns de seus comportamentos não são vistos como problemáticos na Europa como são nos Estados Unidos.

A atriz já foi retirada das campanhas de e-mails e anúncios publicitários promovendo o filme para as premiações. Em alguns outdoors, que ainda apresentam imagens de Gascón, em breve devem ter outros membros do elenco em destaque.

Repercussão

Karla Sofía Gascón voltou a se pronunciar em suas redes sociais sobre a repercussão nos últimos dias de posts antigos seus em que criticava minorias, artistas e até mesmo a cerimônia do Oscar.

A atriz espanhola retornaria aos Estados Unidos nesta semana para participar de uma série de eventos promocionais, como o Critics Choice, o PGA Awards e o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, todos na Califórnia. Segundo a revista Hollywood Reporter, no entanto, é provável que Karla fique de fora dos eventos uma vez que a Netflix vem tentando distanciar o filme de sua protagonista após a ampla repercussão negativa do caso.

Em desabafo nas redes, Karla escreveu: “Durante anos me entreguei de corpo e alma à família ‘Emilia Pérez’. Como sempre faço com tudo que amo e acredito. Hoje, mais do que nunca, quero agradecer a quem reconheceu meu trabalho, aos festivais que celebraram nosso filme e a cada pessoa que fez parte dessa jornada. Aos meus colegas de elenco, ao extraordinário Jacques Audiard, à nossa produtora, à incrível equipe, à imprensa e, acima de tudo, a todos aqueles que apoiaram e compreenderam o meu processo. Nos últimos dias, passei por uma montanha-russa de emoções. Tenho sido transparente porque não tenho nada a esconder. Durante esse tempo, me senti perdida em minha transição, buscando aprovação aos olhos dos outros. Mas hoje finalmente sei quem sou. Procuro apenas a liberdade de existir sem medo, de criar arte sem barreiras e de seguir em frente com a minha nova vida. Eles querem me aplicar a “cultura do cancelamento”. Pergunto aos especialistas de Hollywood, aos jornalistas que me conhecem e que acompanharam a minha carreira: como seguir em frente?”. As informações são do portal de notícias G1 e do jornal O Globo.

Sair da versão mobile