Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2022
O IBC-Br apresentou crescimento de 4,82% em 12 meses
Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilApós tombo no começo deste ano, o nível de atividade da economia brasileira voltou a registrar expansão. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), teve alta de 0,34% em fevereiro na comparação com o mês anterior.
O índice, divulgado nesta segunda-feira (02), foi calculado após ajuste sazonal. Na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador registrou crescimento de 0,66%.
Com a alta em fevereiro, o IBC-Br atingiu 139,30 pontos, o maior patamar desde dezembro de 2021, quando estava em 139,85 pontos. No acumulado deste ano até fevereiro, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 0,44%, sem ajuste sazonal. O indicador apresentou crescimento de 4,82% em 12 meses.
O indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e setor de serviços, além dos impostos. O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pela autoridade monetária para definir a taxa básica de juros do País.