Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2015
As novas composições da Trensurb começaram a retomar sua circulação nessa terça-feira, após seis semanas paradas. Inicialmente, apenas um veículo retornou à operação comercial – com transporte de passageiros – e fora dos horários de pico (às 9h). Os demais trens devem ser liberados gradativamente até o dia 10 de junho, caso não seja detectada necessidade de ajustes, de acordo com a empresa.
Cada uma das 15 novas composições circula primeiramente sem usuários, para análise e inspeção. Depois, retoma o transporte fora dos horários de pico. Após dois dias de operação, cada veículo é novamente inspecionado e, então, liberado para circulação plena.
Na última semana, a Trensurb recebeu e analisou o relatório do consórcio fornecedor dos trens sobre os fatores que contribuíram para o descarrilamento de um truque (constitui um conjunto de rodas, sapatas de freio, rolamentos, molas, eixos, cilindros de freio) de um deles no dia 7 de abril. Um bloco de concreto chegou a ser arremessado para uma via, mas ninguém ficou ferido. O consórcio FrotaPoa – formado por Alstom e CAF – emitiu documento que certifica a possibilidade de retorno de operação da frota série 200.
Sem determinante
Não houve um fator determinante que tenha, isoladamente, levado o truque de um carro a sair dos trilhos na ocasião do incidente, segundo o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belolli. Mas, sim, diversos fatores simultâneos que contribuíram para a ocorrência, conforme Belolli. A Trensurb e os fornecedores dos veículos estabeleceram medidas para aumentar os níveis de segurança das composições e do sistema, sendo as principais o retrabalho no ajuste das barras estabilizadoras da suspensão dos trens, eliminando a possibilidade de folga, e a melhoria de lubrificação no contato roda-trilho.
Internet
Começou nessa terça-feira também a implementação do sinal gratuito de internet sem fio na plataforma de embarque da Estação Mercado, em Porto Alegre. Para utilizar o serviço, o usuário deverá, na primeira vez que acessar a rede por meio de um dispositivo, fornecer seu endereço de e-mail e responder a uma pergunta. Cada pessoa terá direito a uma sessão de 12 minutos de uso de internet. O ponto de acesso da estação utilizará sinal GSM (3G/4G), que será convertido para padrão wi-fi e terá capacidade para até 600 conexões simultâneas. O identificador (SSID) da rede sem fio será “Estacao_Mercado”.
Trata-se de um projeto piloto com duração inicial de 90 dias – podendo ser renovado por um período maior. Caso tenha bons resultados, futuramente, o fornecimento de sinal wi-fi nos mesmos moldes poderá ser oferecido nas demais estações. Hoje, a Estação Aeroporto já possui um ponto de acesso à internet, de uso gratuito, em parceria da Trensurb com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre.