Sábado, 19 de abril de 2025
Por Flavio Pereira | 26 de junho de 2020
Jair Bolsonaro inaugura acesso das águas do São Francisco às cidades do Ceará.
Foto: Isac Nóbrega/PREsta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O presidente da República Jair Bolsonaro vai acionar nesta sexta-feira, a comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, obra que já demorava sete anos, e consumia milhões de reais todos os anos. O ato histórico, fará com que as águas do Rio São Francisco cheguem ao Ceará, com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco.
Bolsonaro inaugura uma obra que deveria ser construída em cinco anos, marcada por disputas politicas, e constantes aumentos de custos, e que já se prolongava há sete anos.
No total, são 477 quilômetros em obras, reunidas em dois grandes canais – Eixo Norte e Eixo Leste – para abastecer açudes e rios intermitentes (que desaparecem nos períodos de seca) não só no Ceará, mas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com a abertura desta comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Bolsonaro irá diretamente ao município de Penaforte, na Região do Cariri, para acompanhar a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará. Está previsto ainda um sobrevoo na área das obras da Transnordestina.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.