Após três anos consecutivos em queda, o emplacamento de veículos novos no Rio Grande do Sul volta a crescer. Foram emplacados 169.011 veículos em 2017, aumento de 5% em relação a 2016, quando foram emplacados 161.410 novos veículos, menor número dos últimos 14 anos.
O levantamento do Detran RS mostra que o percentual é expressivo, considerando-se as quedas de 22% em 2016, 29% em 2015 e 12% em 2014. Camionetas e utilitários foram os veículos que tiveram a maior variação em relação a 2016, representando um aumento de 16% e 26%, respectivamente.
Automóveis registraram crescimento de 7% nos processos de primeiro emplacamento e motonetas, 2%. O número de ônibus emplacados pela primeira vez registrou sua maior queda em 2017, mais de 50%. Motocicletas também obtiveram queda em primeiros emplacamentos: 5% a menos do que em 2016.
Frota
No último ano, a frota de automóveis no Estado registrou crescimento de 2,7% – valor igual ao de 2016 e menor percentual já registrado em 14 anos. Analisando o incremento dos dez últimos anos, a média foi de 6%, mas desacelerou em 2014, quando chegou a 5,3%. A diminuição no crescimento das motocicletas também se destacou chegando à sua menor variação: 1%.
Balada Segura
Atuando diariamente no Litoral Norte, os agentes do Detran RS organizaram na última sexta-feira (12) e no sábado (13) as primeiras operações da Balada Segura da temporada no Litoral Sul. Com apoio da Brigada Militar, as blitze fazem parte da Operação Verão para Todos e serão intercaladas entre as duas regiões de veraneio gaúcho.
Nos dois dias, os agentes abordaram 79 veículos e registraram 12 autuações. Foram aplicados 77 testes do etilômetro, que constataram quatro condutores embriagados. Outros dois motoristas se recusaram a fazer o teste e, por isso, também foram autuados. Foram recolhidos dois veículos e quatro CNHs.
A blitz de sábado aconteceu durante a Mobilização Nacional da Lei Seca, promovida pela Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca da Associação Nacional dos Detrans. A Balada Segura está atuando nas praias gaúchas desde o final de dezembro e permanece até o início de março. As blitze combatem um dos principais fatores de risco de acidentes no trânsito: a combinação álcool e direção.