Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
O município de São Francisco de Assis, atingido por um vendaval nos últimos dias, teve seu decreto de situação de emergência homologado pelo governo do Rio Grande do Sul. A homologação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27) e garante uma série de benefícios para o município, como a entrega de material de ajuda humanitária.
A Defesa Civil estadual já disponibilizou 1,4 mil telhas para as famílias atingidas em São Francisco de Assis, além de cestas básicas e kits de higiene e limpeza. Até o momento, 26 municípios informaram algum tipo de dano em decorrência de chuva, vendaval e tornado registrados nos últimos dias no Rio Grande do Sul. Destes, 11 possuem decreto de situação de emergência cadastrado junto ao Sistema Nacional de Defesa Civil e seguem enviando os documentos necessários para comprovar os prejuízos e obter a homologação.
Os municípios com relatos de danos são: Aceguá, Alegrete, Arroio Grande, Bagé, Campinas das Missões, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santa Rosa, São Francisco de Assis, São Miguel das Missões e Turuçu.
Estradas
As cabeceiras da ponte sobre o Arroio Lajeado Capoeira, no quilômetro 25,8 da ERS-307, que foram danificadas pelas chuvas já estão sendo recuperadas. A 14ª Superintendência Regional do Daer, de Santa Rosa, interditou o local para refazer o aterro que desmoronou e providenciou um desvio para veículos leves. Até o final da tarde desta quarta-feira (27), o trecho estará liberado.