A Apple iniciou a temporada de lançamentos de computadores com o anúncio do novo iMac. No Brasil, o computador custará entre R$ 15.499 e R$ 38.068. Embora não haja uma data de lançamento confirmada por aqui, nos Estados Unidos, o produto chega às lojas em 8 de novembro.
O iMac, que agora tem novas cores, design mais fino e o chip M4, já virá preparado para rodar funções de inteligência artificial (IA) generativa com o Apple Intelligence. Segundo a Apple, o novo processador permite uma velocidade duas vezes maior em relação ao chip M1, lançado em 2021.
Na semana passada, o executivo de marketing Greg Joswiak, em uma postagem nas redes sociais, confirmou que a empresa planejava uma semana de anúncios relacionados à linha de computadores Mac. “Marquem o Mac nos seus calendários!”, ele escreveu na rede social X, acrescentando um emoji piscando. “Temos uma semana empolgante de anúncios pela frente, começando na manhã de segunda-feira. Fiquem ligados…”
O chip M4 foi anunciado pela primeira vez em maio, como parte do mais recente iPad Pro, e inclui melhorias no processamento para tarefas de inteligência artificial e jogos, além de um aumento geral de velocidade na CPU (unidade central de processamento).
Veja algumas novidades do novo iMac:
Tela de nanotextura
A tela possui 24 polegadas e resolução de 4,5K. Além disso, é possível optar pelo vidro com nanotextura, que foi lançado na última edição do iPad e oferece um visual mais fosco, reduzindo reflexos e brilho.
Câmera frontal com 12 MP
Entre as novidades, destaca-se uma câmera frontal de 12 MP (com lente grande angular) que conta com uma tecnologia que centraliza o usuário na imagem. O modelo também possui quatro portas Thunderbolt 4 (para transferências rápidas de dados), um conjunto de três microfones e seis alto-falantes.
Até 32G de memória
O novo iMac vem de fábrica com 16 GB de memória unificada, podendo ser configurado para até 32 GB, o que aumenta a capacidade de realizar tarefas simultâneas. A Apple também afirma que, comparado ao iMac baseado em processador da Intel, o novo iMac é até seis vezes mais rápido. Em 2021, a Apple passou a utilizar o chip M1 em vez dos chips da Intel.
Novas cores
O iMac agora está disponível em cores como azul, roxo, rosa, laranja, amarelo, verde e prata. A parte traseira exibe cores fortes, enquanto a parte frontal vem em tons pastéis. O mouse e o teclado também acompanham as mesmas cores e têm saída USB-C.
ChatGPT integrado em dezembro
Embora os recursos de inteligência artificial generativa já estejam disponíveis em inglês, a Apple informou que em dezembro o ChatGPT será integrado ao Siri e às Ferramentas de Escrita, facilitando o acesso aos recursos sem a necessidade de alternar entre ferramentas. Assim, os usuários poderão acessar o ChatGPT gratuitamente, sem precisar criar uma conta.
Perfis diferentes
O Touch ID (de reconhecimento digital) permite a troca rápida de usuários no aparelho, alternando entre diferentes perfis, como de casais e filhos.
Integração com iPhone
Assim como ocorre nos MacBooks, o iMac permite espelhar o iPhone. Dessa forma, mesmo com o smartphone bloqueado, o usuário poderá operá-lo normalmente pelo iMac. O cabo de conexão na parte traseira possui atração magnética.