Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2024
Seja para transportar materiais escolares, equipamentos eletrônicos ou até mesmo ser aquela companheira para todas as viagens, a verdade é que as bolsas e mochilas são indispensáveis no cotidiano de qualquer pessoa. No entanto, além de se beneficiar das facilidades que esses acessórios proporcionam para o dia a dia, é fundamental desenvolver o hábito de cuidado deles. Afinal, muito mais do que uma questão de estética, zelar por esses produtos é uma garantia de maior tempo de vida útil.
“Para que as bolsas ou mochilas cumpram os seus papéis funcionais em nossa rotina, é crucial realizar um investimento em uma boa peça a fim de assegurar toda a resistência, conforto, segurança e estilo que elas podem nos proporcionar. Por isso, se dedicar a pequenos cuidados diários é imprescindível”, afirma Tatiana Mizutani, coordenadora de produtos da Sestini, rede referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios.
Pensando em ajudar os brasileiros nessa missão, a especialista listou as cinco principais sugestões para a preservação dos utensílios. Confira abaixo:
Armazenamento adequado
Guardar os acessórios de forma correta é o passo inicial para prevenir o desgaste prematuro dos materiais. “Priorize locais secos e longe da luz solar direta, além de dar preferência para o uso de sacos de tecido ou de algodão para certificar uma proteção contra o pó e a umidade”, diz Tatiana.
Evite a sobrecarga
O peso excessivo em mochilas e bolsas pode deformar a estética original da peça, além de danificar as alças, costuras e causar danos à saúde. “A sobrecarga reduz a vida útil dos itens, forçando partes que não foram projetadas para suportar tanta carga. Além disso, estudos mostram que crianças não devem carregar mais que 10% de seu peso, evitando problemas futuros”, explica a coordenadora.
Limpe com frequência
Limpar as peças de maneira periódica com produtos adequados para cada tipo de material é a base da durabilidade. Para o couro e tecidos, é ideal a utilização de panos úmidos com água morna e sabão neutro. Por fim, evitar detergentes e outros produtos químicos agressivos é fundamental para não danificar as superfícies”, revela a especialista.
Atenção com produtos químicos
Evite o contato das bolsas com perfumes, cosméticos, cremes e demais produtos químicos. “Essa aproximação pode manchar ou danificar a superfície dos itens. Quando aplicar um perfume, faça isso antes de utilizar o item”, finaliza Tatiana.
Use produtos específicos para limpeza
A limpeza mais completa das peças requer cuidados. Por isso, o uso de produtos específicos para esse tipo de higienização é recomendado. “O desenvolvimento dos produtos foi pensado para atender a necessidade de pequenas manutenções nas peças. Ao criar uma camada protetora, a blindagem evita o desgaste causado pelo uso diário, prolongado a vida útil dos itens e preservando sua beleza”, explica Fritz Paixão, CEO da CleanNew, franquia de higienização e conservação de estofados.