Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de fevereiro de 2017
Especializado em treinamento médico através de simuladores de realidade virtual, o Instituto Simutec inova mais uma vez ao lançar dois novos equipamentos, de Ultrassonografia Avançada e Artroscopia. Em operação desde 2014 em Porto Alegre, a empresa oferece para médicos, residentes e graduandos, treinamento em simuladores de realidade virtual, com metodologia exclusiva, que respeita o ritmo de cada trainee, baseada em repetições ilimitadas de procedimentos minimamente invasivos, utilizando a melhor e mais avançada tecnologia.
A apresentação dos novos simuladores, no Centro de Treinamento do Instituto Simutec, foi conduzida pelo Coordenador Médico do instituto, Prof. Dr. Leandro Totti, e pela Gerente de Simulação e Tecnologia, Patrícia Ribeiro dos Santos. Os novos equipamentos se somam aos já existentes, que atendem diversas especialidades como videolaparoscopia, angiografia intervencionista, endoscopia e ultrassonografia básica, num total de 32 procedimentos simulados, ampliando a oferta de programas de treinamento disponíveis.
Simulação de Artroscopia: O simulador para treinamento de cirurgia artroscópica chega em resposta às necessidades dos cirurgiões. Além de menos invasiva, ambas técnica cirúrgica e tecnologia de simulação para treinamento, permitem que os médicos visualizem, diagnostiquem e tratem com maior segurança danos no interior de uma articulação, enquanto os pacientes desfrutam de uma recuperação mais rápida e eficiente. O simulador possui validação de três das mais importantes sociedades relacionadas. Associação de Artroscopia da América do Norte (AANA), Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) e Conselho Americano de Cirurgia Ortopédica (ABOS).
Simulação de Ultrassonografia: O ultrassom é um equipamento utilizado para visualizar órgãos internos utilizando ondas ultrassônicas de alta frequência em tempo real, de baixo custo, rápida execução e sem uso de radiação. Nos últimos anos o desenvolvimento de equipamentos portáteis, permitiu a utilização dessa técnica de visualização de imagens nas mais diversas modalidades médicas gerando a necessidade de treinamento desses profissionais. O simulador de ultrassonografia, possui pacientes virtuais baseados em pacientes reais com os mais diversos tipos de patologias, simulando ferramentas reais e avançadas de diagnóstico e intervenção.
As principais vantagens da nova tecnologia, adotada pelos principais hospitais e centros de referência em saúde no mundo, são a possibilidade de repetições ilimitadas e o treinamento individualizado, com medidas objetivas para o acompanhamento do aprendizado, além da redução de custos e riscos. O Instituto Simutec possui parcerias com hospitais, faculdades de medicina e clínicas, oferecendo uma solução completa para a qualificação e formação dos profissionais, com instalações confortáveis, assim como um sistema de gerenciamento de aprendizagem para o uso do professor a distância. Um aluno de medicina que continuar a formação no hospital parceiro, durante um período de quatro a cinco anos, terá acumulado cerca de 350 horas de treinamento em cirurgia virtual antes de levar esse conhecimento para a prática, junto aos pacientes.
A simulação com realidade virtual na área médica deu um enorme salto nos últimos anos e permitiu o desenvolvimento de várias aplicações, principalmente na área da cirurgia. Neste segmento tem um papel cada vez mais importante na formação de cirurgiões que conseguem, virtualmente, desenvolver e aperfeiçoar habilidades nas mais variadas técnicas.
No método tradicional, que praticamente ficou inalterado no último século, os profissionais executam seu treinamento, exclusivamente, com cadáveres, animais e os próprios pacientes durante a residência e prática. O aprendizado normalmente é em grupo e limitado, muitas vezes sem contato com especificidades e casos raros.