A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou um projeto de lei que autoriza nas faixas exclusivas para ônibus o tráfego de táxis que estiverem transportando passageiros. A proposta é de autoria de Cláudio Janta (Solidariedade). Também foi aprovada emenda da parlamentar Aninha do IAPI (Cidadania) que estende essa liberação aos veículos de transporte escolar.
O projeto, porém, proíbe o embarque ou desembarque de passageiros ou escolares nos corredores exclusivos para ônibus. A circulação de táxis e veículos escolares em terminais e estações existentes ao longo dos corredores de ônibus também fica proibida.
“O projeto tem por objetivo melhorar a distribuição do fluxo de veículos no sistema viário de Porto Alegre com a liberação dos corredores de ônibus para os táxis. As vias urbanas da nossa Capital foram projetadas para a circulação de um determinado número de veículos. Nos últimos anos, em razão das facilidades oferecidas para a aquisição de carros e da inclusão dos transportes por aplicativos e dos veículos pesados de transporte, a frota viária triplicou, provocando congestionamentos nos principais pontos da cidade, principalmente em horários de pico”, justificou Janta.
Aprovada na semana passada, a proposta segue para sanção do prefeito Sebastião Melo.