Ícone do site Jornal O Sul

Ariane Severo e Alcy Cheuiche autografam romances históricos no Memorial do Theatro São Pedro

Ariane Severo e Alcy Cheuiche promovem uma sessão de autógrafos dupla na terça-feira (12). A partir das 17h, os autores recebem os leitores no Memorial do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico – Porto Alegre/RS) para o lançamento das novas edições de Freud, de Viena a Paris, de Ariane, e de A Guerra dos Farrapos, de Cheuiche. Ambas as publicações têm cuidadosa edição da Editora BesouroBox e capa de Marco Cena.

A partir de vários livros, originais e traduções, documentos, cartas, fotografias e registros de depoimentos, Ariane Severo escreveu Freud, de Viena a Paris (Editora BesouroBox, 2ª ed., 232 páginas, ISBN 978-65-88737-51-4, R$64,90) – obra rica em detalhes narrativos trazendo hábitos que acompanharam sua vida, registrados em memórias, cartas e reflexões ocorridos em um período pouco anterior a sua morte em Londres, em 23 de setembro de 1939.

Nesta segunda edição, há o acréscimo do making of da obra, as fontes de pesquisa da autora e suas análises, separadas capítulo a capítulo, enriquecendo a obra e sua compreensão. O texto, inteligente e fluido, traz uma abordagem diferente, e é direcionado aos amantes da literatura, aos estudiosos e aos curiosos sobre Freud.

Na décima-segunda edição de A Guerra dos Farrapos (Editora BesouroBox, 192 páginas, ISBN 978-65-88737-66-8, R$64,90), Cheuiche viaja no tempo, recontando os dez anos em que o Rio Grande do Sul esteve dividido entre farroupilhas e caramurus, entre personagens como Bento Gonçalves e Caxias, sempre com rigor histórico, mas dando vida a cada acontecimento relatado.

Garibaldi e Anita, por exemplo, renascem neste livro na sua verdadeira grandeza humana, na coragem dos seus atos, na beleza do seu amor. E também as cenas de guerra, como a tomada de Porto Alegre, a Batalha do Seival, o massacre do Cerro dos Porongos, e o famoso Duelo Farrapo, são aqui tratados pelo escritor com veracidade e maestria. A primeira edição de A Guerra dos Farrapos, lançada no ano do Sesquicentenário Farroupilha (1985), rendeu ao autor o prêmio literário Ilha de Laytano.

Sair da versão mobile