A arrecadação federal continua capengando neste ano, em meio ao cenário de recessão na economia brasileira, apesar do aumento de vários tributos autorizado desde o início de 2015. Segundo informou a Receita Federal nesta sexta-feira (23), a arrecadação teve, em setembro, o pior desempenho para o mês em cinco anos.
O governo arrecadou, em impostos e contribuições federais, além das demais receitas, 95,23 bilhões de reais em setembro – uma queda real de 4,12% sobre o mesmo mês de 2014. Esse é o valor mais baixo para o período desde 2010, quando somou 90,98 bilhões de reais.
Já no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, conforme o Fisco, a arrecadação totalizou 901,05 bilhões de reais – com queda real de 3,72% frente ao mesmo período do ano passado. Este também foi o pior resultado para o período desde 2010. O governo federal tem enfrentado dificuldades na administração de suas receitas neste ano, devido ao ambiente econômico de retração e também por conta das indefinições no cenário político.