A artista Viviane Pasqual e Maria Sottili no vernissage da mostra “Viviane Pasqual – Bordados, desenhos e placas”. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto
Viviane Pasqual, que foi discípula de Jailton Moreira no Torreão, se expressa com humor num estilo cartum em que se destaca a criatividade. A primeira individual da artista, que vive em Caxias do sul, reúne mais de cem trabalhos nos espaços do Museu do Trabalho. A curadoria é do crítico Eduardo Veras, professor do instituto de Artes da UFRGS, e sua categorizada orientação permite acompanhar a sequência de trabalhos realizados em diferentes suportes.
Como admiro sobretudo as obras animalistas, fixei minha atenção nos cães criados pelo traço da artista, que teve obras reproduzidas em atraentes bordados. Vale visitar o Museu do Trabalho, onde a exposição segue até o princípio de outubro.
Algumas obras da artista retratam os imigrantes senegaleses que vivem em Caxias do Sul. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
No detalhe: um dos divertidos bordados da exposição. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Quadros coloridos animam os visitantes. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
O espaço da mostra no Museu do Trabalho. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
O artista Paulo Chimendes foi o primeiro visitante da mostra de Viviane. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Família Veras: os irmãos Pedro e Manuel e o pai, Eduardo Veras, participaram do vernissage. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Os quadros de Viviane transmitem a alegria da autora. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)