Com a aproximação da páscoa, o pavilhão da Agricultura Familiar na 17ª Expodireto Cotrijal, recebe diversos expositores de artesanato. Um exemplo é a Carina Casalho, de Palmitinho, que acompanhada do amigo Aire Streitin, oferece aos visitantes os mais detalhados e enfeitados objetos decorativos e utensílios domésticos. Capas térmicas, gamelas, tigelas, colheres e pratos de madeira. Mas entre todos os produtos, o que mas se destaca são as guirlandas, produto que se transforma a cada data comemorativa do ano. Os coelhos e ovos, símbolos da páscoa, atraem os olhares dos visitantes.
Há quatro anos Carina representa o município de Palmitinho na feira, que já se faz presente durante seis anos seguidos. Segundo a expositora, a preparação para chegar a feira é de 30 dias. “As datas comemorativas são o forte de quem faz artesanato. Depois da páscoa, já temos o Dia das Mães e depois o Natal, épocas vendáveis para os artesões”, explica. O trabalho dela dura o ano todo, pois além da Expodireto, o produto é revendido, apresentado em lojas e por encomenda.
Mas a expositora comemora o resultado final do estande a cada ano. Pelo menos 10 mil reais são arrecadados com as vendas no pavilhão da Agricultura Familiar durante os 5 dias da feira (de 7 a 11 de março).