Ícone do site Jornal O Sul

Artista internacional ministra curso gratuito de artes plásticas no Pop Center

Ulisses Martins Filho, o UFilho, ministrará um curso para artistas iniciantes em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

O Pop Center, em Porto Alegre, ganhará novas cores nesta semana. Dando continuidade a um projeto que busca tornar a arte contemporânea mais acessível ao povo, o baiano Ulisses Martins Filho, o UFilho, ministrará um curso de artes plásticas para artistas iniciantes e que não têm condições de investir em especializações.

De acordo com a diretora do Pop Center, Elaine Deboni, a ideia é fazer com que cada vez mais as pessoas tenham acesso à cultura e ao mundo das artes. “Em uma viagem a Paris, fui apresentada ao renomado curador e marchand Frank James Marlot. Então, o convidei para vir a Porto Alegre e conhecer a nossa realidade. Dos quase 800 ex-camelôs que se transformaram em empreendedores legalizados. Encantado, Franck quis vir e ficou empolgado com que viu. Assim, teve início essa parceria que torna mais acessível a arte para todos, pois acredito que Pop Center pode ser bem mais do que um local que promove a inclusão social por meio de um emprego, mas que pode, sim, oportunizar a educação e cultura para as pessoas”, acredita.

Marlot esteve na Capital e, no mês de janeiro deste ano, conheceu o Pop Center. Tornou-se assim, de forma voluntária, o curador do projeto de residência artística que Elaine está desenvolvendo no centro de compras, e que teve início, em fevereiro, com a participação do artista plástico Mano Penalva.

“Agora, a presença de UFilho dá continuidade a essa iniciativa que foi um grande sucesso no começo do ano. Quanto mais profissionais renomados trouxermos para apresentarem sua arte, mais as pessoas saem ganhando. Ganha a cultura e ganhamos nós. O Pop quer gente pop, gente do mundo das artes que tenham o que acrescentar e apresentar ao povo. Por isso valorizamos este projeto”, diz.

Os alunos do curso receberão uma apostila com os conteúdos, além de todo o material necessário para a participação nas aulas. “Ao final, todos ganharão um certificado e será realizada uma exposição com os trabalhos feitos por eles ao longo dos três dias”, revela.

Os encontros ocorrerão no segundo andar do centro popular de compras, das 17h às 20h, nos dias 24 e 25, e das 14h às 17h, no sábado, dia 26. “As aulas têm o objetivo de gerar oportunidade a artistas que, muitas vezes, não têm condições de investir em um curso com um artista renomado como Ulisses”, completa Elaine.

UFilho ressalta que 12 técnicas serão abordadas no curso com a utilização de materiais como cimento, gesso e massa corrida, por exemplo.

O curso abordará ainda história da arte e contará com aulas teóricas e práticas. O artista destacará sua experiência fora do Brasil, onde atuou junto a nomes ligados à moda como Kenzo, Valentino, Tan Giudicelli e Giorgio di Santangelo, além de grandes nomes das artes plásticas como Andy Warhol, Keith Haring e Helio Oiticica.

Inscrição

Para participar é preciso ter mais de 14 anos e conhecimentos básicos na área. Os interessados devem mandar e-mail para cultura@popcenterportoalegre.com.br com um breve currículo e foto de um trabalho.

Como serão oferecidas 20 vagas, haverá uma pré-seleção dos artistas.

Quem é UFilho

Ulisses Martins Filho nasceu na Bahia e cedo foi para o Rio de Janeiro. Estudou jornalismo e comunicação na Faculdade Gama Filho. Saiu do Brasil nos anos 70 junto com a nata da música, cinema e artes.

Já ligado ao que acontecia na época, começou a fazer cursos ligados à moda, como história da moda e estamparia, entre outros, que mais tarde oportunizou a UFilho a experiência para trabalhar na equipe de nomes como Kenzo, Valentino, Tan Giudicelli e Giorgio di Santangelo.

Ainda nos anos 70, mudou-se pra Nova York para fazer cursos no F.I.T e Parson’s School of Design, local onde teve contato com expoentes das artes plásticas, como Andy Warhol, Keith Haring e Helio Oiticica. Warhol, considerado um ídolo de UFilho, influenciou de forma muito clara seu trabalho, aparecendo nas cores, releituras e grafismo apresentados por ele.

Ulisses fez cursos com vários artistas. Às vezes, frequentando como mero admirador, mas foi com Antoni Tapíes que teve forte identificação e conexão, sendo convidado pelo próprio Tapíes para monitorar algumas turmas em Barcelona, na década de noventa.

Sair da versão mobile