Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2023
O perfil das redes sociais Children of Legend cria fotos de grandes ídolos da música, do esporte e do cinema quando crianças. As imagens são feitas por meio de inteligência artificial e ajudam os fãs dos artistas, alguns já mortos, como é o caso da cantora Rita Lee (foto), que faleceu na segunda-feira, aos 75 anos, a sanar a curiosidade de vê-los pequenos, quando ainda nem imaginavam a carreira que teriam.
Além de Rita Lee, outros importantes nomes de famosos do Brasil estão entre os escolhidos, como Carmen Miranda, Heitor Villa-Lobos, Elza Soares, Elis Regina, Raul Seixas, Gal Costa, Milton Nascimento, Emílio Santiago, Ney Matogrosso e o rei Pelé.
Entre as personalidades internacionais, a maioria é do mundo da música, como os integrantes dos Beatles e do Pink Floyd; os guitarristas Jimi Hendrix e Eddie Van Halen; a cantora Janis Joplin; os vocalistas Bono Vox, do U2, e Eddie Vedder, do Pearl Jam; e o músico Kenny G, entre dezenas de outros artistas.
Apesar do resultado, o uso de inteligência artificial no campo das artes tem gerado polêmicas.
Por que o uso de ia é polemico
Há quem disserte sobre a integridade das obras de arte que utilizam da inteligência artificial no seu produto. Em 2022, novos programas, como o Midjourney e o DALL-E 2, possibilitaram a criação de imagens digitais com apenas a transcrição de algumas linhas de texto. Por meio da IA, até mesmo artistas amadores agora conseguem criar trabalhos complexos e hiper-realistas.
Esses programas deixaram muitos artistas compreensivelmente nervosos com a possibilidade de serem trocados por uma máquina. A insegurança se baseia no conceito de que, podendo gerar a própria arte, quem pagaria um artista para fazê-la?
A polêmica também gerou debates calorosos sobre a ética da arte gerada por Inteligência Artificial e a oposição de pessoas que afirmam que essas ferramentas são essencialmente uma forma de plágio de alta tecnologia.
Por outro lado, há artistas que não desqualificam o uso das novas tecnologias na produção de arte. Muitos alegam que usar IA para criar uma obra não é diferente de usar o Photoshop ou outras ferramentas de manipulação de imagem digital, e que a criatividade humana ainda é necessária para criar a base certa para qualquer obra artística.