Neste domingo (3) e segunda-feira, as cidades gaúchas de Pelotas (Região Sul) e Rio Grande (Litoral Sul) recebem uma delegação composta de líderes empresariais, políticos e diplomáticos da Holanda. O grupo europeu participará de encontros de negócios e de cooperação, em especial nos segmentos de portos e energias renováveis.
O roteiro abrangerá o complexo portuário e terão encontros para tratar de oportunidades de cooperações comerciais. A comitiva holandesa tem 23 membros e se reunirá com empresas instaladas no Rio Grande do Sul, a Portos RS, governo do Estado e as prefeituras das duas cidades que receberão o grupo, além de Porto Alegre.
São representantes de 11 empresas; a vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Mulder; o vice-prefeito da cidade de Rotterdam, Robert Simons; o coordenador do Programa Icep (Parceria Internacional de Energia Limpa), Edu Willemse; a gerente de Negócios Trade na Rotterdam Partners, Eva Verschoor; o chefe do escritório holandês de negócios na região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre), Caspar van Rijnbach; o diretor do Porto de Rotterdam, René van der Plas; e o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Associação dos Fornecedores da Indústria Offshore (IRO), Tjerk Suurenbroek.
Empresas holandesas: Damen Shipyards, Nestra BV, Fugro, Vopak, LG Sonic, Buus Mobility, Stinis Holland BV, Vopak, IRO, PoR e Witteveen+Bos.
A iniciativa integra o Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos. O GPP tem como objetivo promover o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis.
A Portos RS, que faz parte do programa, juntamente com os Portos de Pecém (Ceará) e Paranaguá (Paraná), é o principal parceiro nessa agenda da comitiva no Rio Grande do Sul.
O programa GPP recebeu a adesão do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, no último dia 22, cuja declaração conjunta será assinada no dia 5 de março, na abertura da Intermodal, feira internacional de logística que ocorrerá em São Paulo, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Domingo (Pelotas)
– Charqueada Boa Vista (Estrada da Granja nº 1.352 – Areal, Pelotas), 18h.
– Encontros institucionais e reunião de trabalho.
Segunda (Rio Grande)
– Portos RS (avenida Almirante Maximiano da Fonseca nº 201, 4ª Seção da Barra). A empresa apresentará o Programa Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Rio Grande, Porto de Pelotas e Porto Alegre – curto e longo prazo (arrendamento de terminais, infraestrutura, dragagem, acessos rodoviários e ferroviários, gestão e oportunidades de treinamento).
– Reuniões de negócios entre empresas nos seguintes setores: Oportunidades hidroviárias, Terminal de contêineres, Energia renovável, Hidrogênio verde, Biofertilizantes, Terminal químico, Distritos industriais (Rio Grande e Porto Alegre), Urbanismo das cidades portuárias (orlas marítimas de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre – caso “Cais Embarcadero”), Oportunidades tecnológicas (IA, digitalização, inovação), Formação e qualificação profissional (Universidade Federal do Rio Grande).
– Reuniões entre lideres políticos holandeses e gaúchos.
– Visita ao Complexo Portuário de Rio Grande.
(Marcello Campos)